Paciente de 26 anos, previamente hígida é admitida na Emerg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317862 Medicina
Paciente de 26 anos, previamente hígida é admitida na Emergência por diarreia líquida com 8 episódios nas últimas 24 horas. Seu marido e seus 2 filhos, de 2 e 4 anos, também estão com o mesmo quadro, porém mais brando.
Ao exame: lúcida e orientada, corada, desidratada +/4+, anictérica, acianótica. TA axilar 38.6oC, PA 104 x 65 mmHg e FC 110 bpm. Abdome distendido, peristalse aumentada, doloroso difusamente e sem irritação peritoneal. Febril, nega presença de sangue, muco ou pus. Realizada hidratação vigorosa.
Assinale a opção que apresenta a melhor opção para o caso.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D - Levofloxacina e não fazer loperamida - é a resposta correta para o manejo dessa paciente com diarreia aguda. O quadro de diarreia aguda, febre e desidratação sugere uma etiologia infecciosa, possivelmente bacteriana devido à febre e à rápida disseminação entre os membros da família. A Levofloxacina é uma escolha racional para o tratamento de gastroenterites bacterianas, cobrindo uma ampla gama de patógenos entéricos. Importante ressaltar, o uso da loperamida deve ser evitado nesse contexto, pois sendo um antidiarreico, pode prolongar o tempo de exposição da mucosa intestinal aos patógenos e suas toxinas, potencialmente agravando a infecção. Além disso, a loperamida pode ser contraindicada em casos de diarreia infecciosa, especialmente se houver suspeita de etiologia invasiva, como é sugerido pelo quadro clínico da paciente. A hidratação é fundamental no manejo para corrigir a desidratação e manter o equilíbrio eletrolítico. As outras alternativas não são as melhores opções: a loperamida (A e B) por razões já mencionadas; a azitromicina (B) poderia ser considerada para alguns tipos de infecções entéricas, mas a levofloxacina tem um espectro mais amplo; o metronidazol (C) é indicado para giardíase ou colite por Clostridioides difficile, que não são os diagnósticos mais prováveis neste caso; e não iniciar antibióticos (A e E) não seria o mais adequado diante de um quadro sugestivo de infecção bacteriana aguda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo