Foi a capacidade de [...] agir no presente tendo em vista o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1013404 Português

Considere o texto abaixo para responder às questões.


    Tendo em vista a textura volitiva da mente individual, a perene tensão entre o presente e o futuro nas nossas deliberações, entre o que seria melhor do ponto de vista tático ou local, de um lado, e o melhor do ponto de vista estratégico, mais abrangente, de outro, resulta em conflito.     

    Comer um doce é decisão tática; controlar a dieta, estratégica. Estudar (ou não) para a prova de amanhã é uma escolha tática; fazer um curso de longa duração faz parte de um plano de vida. As decisões estratégicas, assim como as táticas, são tomadas no presente. A diferença é que aquelas têm o longo prazo como horizonte e visam à realização de objetivos mais remotos e permanentes.

    O homem, observou o poeta Paul Valéry, “é herdeiro e refém do tempo”. A principal morada do homem está no passado ou no futuro. Foi a capacidade de reter o passado e agir no presente tendo em vista o futuro que nos tirou da condição de animais errantes. Contudo, a faculdade de arbitrar entre as premências do presente e os objetivos do futuro imaginado é muitas vezes prejudicada pela propensão espontânea a atribuir um valor desproporcional àquilo que está mais próximo no tempo.

    Como observa David Hume, “não existe atributo da natureza humana que provoque mais erros em nossa conduta do que aquele que nos leva a preferir o que quer que esteja presente em relação ao que está distante e remoto, e que nos faz desejar os objetos mais de acordo com a sua situação do que com o seu valor intrínseco”.


(Adaptado de: GIANNETTI, Eduardo. Auto-engano. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, edição digital) 

Foi a capacidade de [...] agir no presente tendo em vista o futuro que nos tirou da condição de animais errantes. (3o parágrafo)

Uma redação alternativa para o trecho acima, escrita com correção e lógica, está em:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O trecho "Foi a capacidade de reter o passado e agir no presente tendo em vista o futuro que nos tirou da condição de animais errantes" traz a ideia de causa e consequência. Tal relação é bem expressa pela seguinte forma "O FATO DE ... FAZ/FEZ COM QUE ..."

 

O FATO DE reter o passado e agir no presente tendo em vista o futuro FEZ COM QUE saíssemos da condição de animais errantes.

 

A mesma ideia é expressa pelo seguinte período: "Em razão da capacidade de considerar o futuro ao agir no presente (CAUSA), deixamos a condição de animais errantes (CONSEQUÊNCIA)."

 

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

------------------- 

Gabarito: C

Gab. C

a) Há erro de correlação: deixaríamos a condição…

b) Há erro de concordância, na locução verbal não há flexão no verbo principal: viemos a ser…

c) Correta. Aqui se reflete a relação causa-efeito original, com uso da expressão: em razão de..

d) “Conforme” é expressão conformativa que não faz marte da mensagem original; além disso, seria adequado isolar “com os olhos postos no futuro” entre vírgulas.

e) “à medida que” indica proporção, o que não consta na mensagem original. Além disso, há erro de correlação. Ambos os verbos deveriam estar em tempo futuro: tivermos e sairemos.

 

Professor Rodrigo Luccas

Gabarito - C

 

 

Foi a capacidade de agir no presente tendo em vista o futuro (Modo Causa) que nos tirou da condição de animais errantes (Modo consequência).

 

 

a) Uma vez que tivéssemos tido a capacidade de vislumbrar o futuro, ao tomarmos uma decisão no presente, deixemos a condição de animais errantes. 

 

→  Há erro de correlação, lembrem do macete mais manjado da FCC "Se essa rua foSSE minha, eu mandaRIA ladrilhar". Préterito imperfeito do subj + futuro do pretérito do indicativo. O correto seria "deixaRÍAmos". No mais, há erro também na semântica, pois a FCC colocou a conjunção "uma vez que" num sentido condicional. Como identificar? Basta substituir por "se".

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

b) Por termos tido a capacidade de agir no presente visando o futuro, viemos a sermos tirados da condição de animais errantes. 

 

→  Cuidado com essa maldita flexão do verbo principal que a FCC insite em cobrar em suas provas. A ideia é simples: Há uma locução verbal? Beleza. Apenas o verbo auxiliar irá se flexionar e não o principal.  

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

c) Em razão da capacidade de considerar o futuro ao agir no presente (Modo Causa), deixamos a condição de animais errantes (Modo consequência).

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

d) Conforme a capacidade de agir, no presente com olhos postos no futuro, teremos sido tirados da condição de animais errantes. 

 

Há erro na semântica, pois a FCC colocou a conjunção conformativa "conforme". Lembre, nós estamos buscando o modo causa!!

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

e) À medida que tivermos a capacidade de agir no presente considerando o futuro, sairíamos da condição de animais errantes.

 

Há erro na semântica, pois a FCC colocou a conjunção proporcional "à medida que". Lembre, nós estamos buscando o modo causa!!

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

GABARITO: LETRA C

A) Uma vez que tivéssemos tido a capacidade de vislumbrar o futuro, ao tomarmos uma decisão no presente, deixemos a condição de animais errantes. → DEIXARÍAMOS (SERIA O CORRETO).

B) Por termos tido a capacidade de agir no presente visando o futuro, viemos a sermos tirados da condição de animais errantes. → VIEMOS A SER (SERIA O CORRETO).

C) Em razão da capacidade de considerar o futuro ao agir no presente, deixamos a condição de animais errantes.

D) Conforme a capacidade de agir, no presente com olhos postos no futuro, teremos sido tirados da condição de animais errantes. → TERÍAMOS SIDO (SERIA O CORRETO).

E) À medida que tivermos a capacidade de agir no presente considerando o futuro, sairíamos da condição de animais errantes. → que TIVÉSSEMOS (SERIA O CORRETO).

FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺

Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP) Prova: FCC - 2015 - TRT - 15ª Região (SP) - Técnico Judiciário - Enfermagem

 

No entanto, as duas palavras têm uma história e uma carga sentimental diferentes. (1° parágrafo)

O elemento destacado acima introduz, no contexto, uma

A consequência.

B concessão.

C finalidade.

D causa.

E oposição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo