No contexto, o verbo que pode ser flexionado no singular, se...
Considere o texto abaixo para responder às questões.
Renato Janine Ribeiro: A velocidade ficou maior do que as pessoas conseguem alcançar. Somos bombardeados diariamente sobre novidades na produção do hardware e do software dos computadores. O indivíduo tem um computador e, em pouco tempo, é lançado outro mais potente. Talvez em breve as pessoas se convençam de que não há necessidade de uma renovação tão frequente. A grande maioria das pessoas usam bem pouco dos recursos de seus computadores. Devemos sempre lembrar que as invenções existem para nos servir, e não o contrário. Quer dizer, a demanda é que as pessoas se adaptem às máquinas, e não que as máquinas se adaptem às pessoas.
Flávio Gikovate: Tenho a impressão de que isso não ocorre só com a tecnologia. Tenho a sensação de que sempre chegamos tarde. As pessoas compram muitas coisas desnecessárias. Veja o caso das roupas: só porque a cintura da calça subiu ou desceu ligeiramente, elas trocam todas as que possuíam. Trata-se de um movimento em que as pessoas estão sempre devendo.
(Adaptado de: GIKOVATE, Flávio & RIBEIRO, Renato Janine. Nossa sorte, nosso norte. Campinas: Papirus, 2012)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Duas opções de concordância diante de expressões partitivas:
"A grande maioria das pessoas usam bem pouco dos recursos de seus computadores."
"A grande maioria das pessoas usa bem pouco dos recursos de seus computadores."
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: E
Gabarito - E
Quando você vir "o verbo que pode ser flexionado no singular, sem prejuízo das relações de sentido", não perca tempo. Vá direto p/ alternativas e marque a primeira expressão partitiva que vier.
Fundamento:
EXPRESSÃO PARTITIVA → Quando o sujeito é constituído pelas expressões: a maioria, a maior parte, grande parte, etc. O verbo poderá ser usado no singular ou no plural.
Ex.: A maior parte das pessoas passam / A maior parte das pessoas passa
Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html
Vejam - Q855138 / Q852891 / Q782881 / Q886273
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
GABARITO: LETRA E
A) que as invenções existem para nos servir. → verbo "existir" sendo pessoal: AS INVENÇÕES EXISTEM.
B) que as máquinas se adaptem às pessoas. → sujeito no plural, única concordância possível.
C) elas trocam todas as que possuíam. → "as" é um pronome demonstrativo, equivale a "aquelas": "que" retoma esse pronome, logo somente no plural o verbo deve ficar.
D) A velocidade ficou maior do que as pessoas conseguem alcançar.→ sujeito no plural, única concordância possível.
E) A grande maioria das pessoas usam bem pouco dos recursos de seus computadores. → expressão partitiva, logo o correto seria: a grande maioria das pessoas usa ou a grande maioria das pessoas usam (concorda com a expressão ou com o termo especificado).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
A grande maioria das pessoas usam bem pouco dos recursos de seus computadores.
Para entendermos melhor, vamos selecionar uma das orações acima:
Veja que o sujeito “A grande maioria das pessoas" tem o núcleo no singular
Chamamos de sujeito “coletivo partitivo” o termo no plural (pessoas, indivíduos, crianças, condôminos, empresários, funcionários, etc.) em associação com o núcleo do sujeito no singular que expressa quantidade (parte, maioria).
Quando isso ocorre, a concordância pode ser feita tanto com o núcleo do sujeito e, então, ficará no singular quanto com o substantivo após o núcleo e, portanto, ficará no plural.
Assim: A MAIORIA das pessoas FALTOU à reunião ou A maioria das PESSOAS FALTARAM à reunião.
No entanto, é importante lembrar que é preferível pela norma culta e também mais usual em veículos de comunicação, a concordância verbal no SINGULAR.
Logo, sempre opte por dizer: Grande parte dos indivíduos sofre com stress hoje em dia;
A maior parte das crianças já foi brincar; Boa parte dos condôminos aceitou a proposta e Parte dos empreendedores começou com pouco dinheiro e A maioria dos políticos é arrogante e pretensiosa.
OBSERVAÇÃO:
1. Nunca use a expressão “a grande maioria”, pois é redundante, se é grande, já é maioria. Opte por um: ou grande, ou maioria.
2. Quando a expressão de quantidade (maioria, parte) não vier seguida de substantivo no plural (pessoas, funcionários, alunos, professores, etc.), o verbo fica no singular: A maioria é formada! Boa parte não tem estudo!
A regra geral de concordância verbal é que o verbo deve concordar com o sujeito, em número (singular/plural) e pessoa (1a. , 2ª. ou 3ª. pessoa). Mas, como o uso da língua é muito amplo, existem algumas regras específicas. Esse é o caso da concordância em orações em que há expressões partitivas, como “a maioria”, “a minoria”, “grande parte de”, “mais da metade”.
Seguem exemplos de como podem ser conjugados os verbos:
Exs:
A maior parte dos colaboradores aderiu à greve. (singular)
Mais da metade dos funcionários não compareceram à reunião (plural)
Na primeira oração, o verbo está no singular; na segunda, está no plural. Vale ressaltar que ambas as frases estão corretas.
A explicação para a ocorrência do verbo no singular ou no plural nesses casos é a seguinte: quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (“a maior parte”, “mais da metade”) acompanhada de um especificador no plural (“dos colaboradores”, “dos funcionários”), o verbo pode ser conjugado das duas formas.
Exs.:
A menor parte dos participantes não gostou/gostaram do curso.
Boa parte dos integrantes concorda/concordam com a política do grupo.
Menos da metade dos monitores lembra/lembram daquela aluna.
Mas há uma sutil diferença de sentido:
a) conjugar o verbo no singular, dá ênfase à noção de conjunto, de grupo (foco na expressão “a menor parte”, “boa parte”, “menos da metade”).
b) conjugar no plural, enfatizam-se aqueles que formam o grupo ( “participantes”, “integrantes”, “monitores”), ainda que esta seja a forma incomum de redigir esse tipo de oração.
Como recomendação, dê preferência ao uso do verbo no singular quando redigir orações com expressões partitivas, por ser a mais usual. Mas saiba que tanto a versão no singular quanto no plural são aceitas gramaticalmente
voltar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo