Sabemos que a dengue é uma antroponose, cujos vetores urban...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316727 Saúde Pública
Sabemos que a dengue é uma antroponose, cujos vetores urbanos manutencionam essa doença em praticamente todo o Brasil. De acordo com esse texto e com a epidemiologia da dengue, podemos afirmar que o ser humano participa desse ciclo como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - Hospedeiros.

Vamos entender o tema central da questão. A dengue é uma doença transmitida por mosquitos, especificamente pelo Aedes aegypti, e é classificada como uma antroponose. Isso significa que sua transmissão ocorre entre seres humanos, com os mosquitos atuando como vetores. Neste contexto, o ser humano tem um papel importante no ciclo de transmissão da doença.

Justificativa da alternativa correta:

Hospedeiros: Esta é a resposta correta porque, na epidemiologia da dengue, os seres humanos são considerados hospedeiros. Isso significa que eles são organismos que abrigam o vírus da dengue e, ao serem picados por mosquitos, transmitem o vírus para esses vetores, que por sua vez podem infectar outras pessoas. Sem o envolvimento dos humanos como hospedeiros, a cadeia de transmissão da dengue não seria mantida.

Análise das alternativas incorretas:

A - Reservatório definitivos: Um reservatório definitivo é um organismo onde um agente infeccioso vive e se multiplica. No caso da dengue, o reservatório é o próprio ser humano, mas a expressão correta é apenas "hospedeiro" e não "reservatório definitivo", visto que o mosquito também é parte essencial no ciclo de transmissão.

B - Hospedeiros paratêmicos: Hospedeiros paratêmicos são organismos que abrigam uma forma de um parasita, mas que não se desenvolve ou se multiplica neles. Isso não se aplica à dengue, pois o vírus se multiplica no hospedeiro humano.

C - Vetores mecânicos: Vetores mecânicos são organismos que transmitem um agente infeccioso sem que haja desenvolvimento ou multiplicação do patógeno dentro deles. O Aedes aegypti é um vetor biológico, não mecânico, pois o vírus da dengue se desenvolve no mosquito. Portanto, essa alternativa está incorreta.

E - Vetores intermediário: Vetores intermediários são aqueles que transmitem alguma forma imatura ou intermediária do parasita. No caso da dengue, os mosquitos transmitem o vírus que já está em sua forma infecciosa, não havendo essa fase intermediária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D- Dengue, chikungunya e Zika podem ser transmitidos aos humanos por via vetorial, vertical e trans-

fusional. A principal forma é a vetorial que ocorre pela picada de fêmeas de Ae.aegypti infectadas,

no ciclo humano-vetor-humano. Na natureza, esses vírus são mantidos entre mosquitos, principal-

mente, por intermédio da transmissão transovariana (Lopes et al., 2014).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo