A mãe de uma criança de 4 anos de idade levou a filha ao set...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685025 Medicina
A mãe de uma criança de 4 anos de idade levou a filha ao setor de emergência com queixa de que a menina “sacudiu o corpo todo”, pela primeira vez, após ter dado uma medicação para febre. Ela relata que a criança estava com temperatura de 38 ºC, poucos espirros, tosse seca e que a crise foi rápida, não sabendo especificar o tempo.
Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O estado de mal epiléptico é uma emergência médica, muito frequente na crise convulsiva febril em função da imaturidade da criança.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. O estado de mal epiléptico é uma emergência médica, mas não é muito frequente na crise convulsiva febril em função da imaturidade da criança. A crise convulsiva febril é uma convulsão que ocorre em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, geralmente causada por uma febre alta, e é relativamente comum, afetando cerca de 3% das crianças. Embora possa ser assustador para os pais, na maioria das vezes, é uma condição benigna e autolimitada, que não causa danos ao cérebro ou outras complicações. Entretanto, é importante que a criança seja avaliada por um médico para descartar outras causas de convulsões. Já o estado de mal epiléptico é uma condição mais grave, caracterizada por convulsões prolongadas ou repetidas, que pode ser causada por diversas condições, incluindo lesões cerebrais, epilepsia e infecções.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo