(Concurso Milagres/2018) “Damiens fora condenado, a 2 de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1798833 História
(Concurso Milagres/2018) “Damiens fora condenado, a 2 de março de 1757, a pedir perdão publicamente diante da porta principal da Igreja de Paris, [aonde devia ser] levado e acompanhado numa carroça, nu, de camisola, carregando uma tocha de cera acesa de duas libras; [em seguida], na dita carroça, na praça de Grève, e sobre um patíbulo que aí será erguido, atenazado nos mamilos, braços, coxas e barrigas das pernas, sua mão direita segurando a faca com que cometeu o dito parricídio, queimada com fogo de enxofre, e às partes em que será atenazado se aplicarão chumbo derretido, óleo fervente, piche em fogo, cera e enxofre derretidos conjuntamente, e a seguir seu corpo será puxado e desmembrado por quatro cavalos e seus membros e corpo consumidos ao fogo, reduzidos a cinzas, e sua cinzas lançadas ao vento” (IN: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: histórias da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 11.) Observando o texto acima, assinale a única opção correta sobre as ações do Estado de punição de crimes, no final do século XVIII e início do XIX, na Europa: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário sobre o gabarito: A alternativa correta é a letra A. Durante a transição do final do século XVIII para o início do século XIX na Europa, houve uma mudança significativa na forma como o Estado punia os crimes. As punições que antes eram executadas publicamente e se assemelhavam a espetáculos, começaram a ser cada vez mais questionadas quanto à sua eficácia e humanidade.

A sociedade passou a ver as execuções públicas, repletas de suplício e sofrimento extremo, como atos que incentivavam mais violência, ao invés de promoverem a justiça ou a reabilitação do condenado. Com o tempo, essas práticas foram sendo substituídas por procedimentos mais discretos, realizados no âmbito do sistema judiciário e longe dos olhos do público. Esta transformação reflete um esforço para tornar a administração da justiça um ato mais civilizado e menos uma fonte de entretenimento macabro para as massas.

Além disso, o Estado passou a buscar formas de punição que não apenas castigassem o corpo do criminoso, mas também atuassem sobre sua mente, procurando formas de reabilitação e de prevenção do crime que não fossem exclusivamente baseadas na brutalidade e na dor física.

Assim, a resposta correta destaca uma transição importante na história da punição penal que se afasta dos castigos físicos extremos e públicos em direção a práticas que enfatizam a administração judicial e o caráter privado das punições.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As punições e suplícios que se transformavam em verdadeiras festas foram se extinguindo e substituídos por atos administrativos do sistema judiciário,as execuções públicas passaram a ser vistas como incentivadoras de violência;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo