Um prédio particular, localizado na área urbana de C...
Um prédio particular, localizado na área urbana de Cachoeiro de Itapemirim, foi avaliado para fins de aquisição pela respectiva prefeitura. Durante a auditoria do processo, verificou-se que o avaliador adotou uma situação paradigma, em vez de realizar a vistoria do referido bem, uma vez que possuía em mãos toda a documentação necessária para a realização dos trabalhos. Além disso, o avaliador identificou o valor de mercado do bem por meio do método involutivo, sob a justificativa de se tratar da metodologia mais adequada para imóveis urbanos a serem adquiridos por entes públicos.
Com referência à auditoria objeto da situação hipotética precedente, julgue o próximo item, considerando a norma NBR 14653.
A metodologia escolhida deve ser compatível com a natureza
do bem avaliando, a finalidade da avaliação e os dados de
mercado disponíveis, razão por que devem ser consideradas
improcedentes as justificativas apresentadas pelo avaliador.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito certo
Situação Paradigma vs. Vistoria do Bem: A norma geralmente exige que a avaliação inclua uma vistoria física do bem para garantir a precisão e a confiabilidade dos dados. Utilizar uma situação paradigma (ou avaliação indireta) sem vistoria pode ser inadequado se não for justificado por condições excepcionais.
Método Involutivo: O método involutivo é usado principalmente para avaliar terrenos com potencial de incorporação imobiliária, calculando o valor do terreno a partir do valor de um empreendimento projetado no local. Este método pode não ser o mais adequado para a avaliação de um prédio existente, especialmente se a finalidade for a aquisição por uma entidade pública, onde métodos como o comparativo direto de dados de mercado ou o método da renda (caso o imóvel seja rentável) são mais comuns.
Diante disso, a justificativa do avaliador para usar a situação paradigma em vez da vistoria e o método involutivo para um prédio existente podem ser consideradas improcedentes conforme a norma NBR 14653, pois não parecem compatíveis com a natureza do bem e a finalidade da avaliação.
Como se trata de uma avaliação de valor de mercado de um prédio público, temos que verificar a recomendação da norma quanto à escolha da metodologia adotada:
"Para a identifcação do valor de mercado, sempre que possível, preferir o método comparativo direto de dados de mercado."
Fonte: 14653-1
show, Lohanna!
7.5 Escolha da metodologia
A metodologia escolhida deve ser compatível com a natureza do bem avaliando, a finalidade da avaliação e os dados de mercado disponíveis. Para a identificação do valor de mercado, sempre que possível preferir o método comparativo direto de dados de mercado, conforme definido em 8.3.1.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo