Quando um gestor público promove políticas de saúde efetivas...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (31)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A igualdade é a garantia de acesso em igualdade de condições, aos diferentes níveis de complexidade do sistema para as pessoas, na questão proposta o princípio da igualdade não se aplica, alternativa incorreta.
B) Incorreta - Equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados, na questão proposta o princípio da equidade não se aplica, alternativa incorreta.
C) Correta - A integralidade em saúde enquanto princípio do SUS, busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que contemple o indivíduo em todos os níveis de atenção, considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural. O conceito se aplica às ações do gestor da questão, estando a alternativa correta.
D) Incorreta - A universalidade, determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde em todos os seus âmbitos, na questão proposta o princípio da universalidade não se aplica, alternativa incorreta.
E) Incorreta - A descentralização é o processo de transferência de responsabilidades de gestão para os municípios, atendendo às determinações constitucionais e legais que embasam o SUS , na questão proposta o princípio da descentralização não se aplica, alternativa incorreta.
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Um dos princípios do SUS, a integralidade está presente tanto nas discussões quanto nas práticas na área da saúde e está relacionada à condição integral, e não parcial, de compreensão do ser humano. Ou seja: o sistema de saúde deve estar preparado para ouvir o usuário, entendê-lo inserido em seu contexto social e, a partir daí, atender às demandas e necessidades desta pessoa.
Pela perspectiva dos usuários, a ação integral em saúde tem sido frequentemente associada ao tratamento respeitoso, digno, com qualidade e acolhimento. Por isso, este valor paira como uma orientação geral nos serviços de saúde, já que o Estado tem o dever de oferecer um “atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais”, como oficializou a Constituição Federal de 1988."
pensesus.fiocruz.br/integralidade
GABARITO C INTEGRALIDADE
INTEGRALIDADE: CAPACIDADE DE ATENDIMENTO EM TODOS OS NÍVEIS DE ATENÇÃO
Letra C: Integralidade
Lei 8080/90, Art. 7º, II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
Questão que dá pra matar por eliminação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo