O poder manipulativo é um poder que se baseia em recompensas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: UFF Órgão: UFF Prova: UFF - 2009 - UFF - Assistente Administrativo |
Q75596 Administração Geral
O poder manipulativo é um poder que se baseia em recompensas de qualquer espécie para conseguir um determinado efeito sobre os indivíduos. É sobre esse conceito que está fundamentada a prática:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito correto é a opção B - da corrupção.

Para resolver essa questão, é necessário compreender o conceito de poder manipulativo dentro do contexto da gestão e como ele pode se manifestar em diferentes práticas. O poder manipulativo se caracteriza pelo uso de incentivos para influenciar o comportamento das pessoas, buscando alcançar objetivos específicos.

Na alternativa correta, corrupção, vemos a utilização de recompensas, que podem ser financeiras ou de outro tipo, como forma de obter vantagens indevidas. É uma prática antiética em que alguém em posição de poder abusa dessa posição para ganhar algo em troca, afetando a estrutura e a função das organizações, sejam públicas ou privadas. A corrupção é, portanto, um claro exemplo de poder manipulativo, pois utiliza recompensas para alterar a conduta dos indivíduos, distanciando-se de práticas justas e transparentes essenciais em qualquer ambiente de gestão.

O entendimento dessa questão passa por uma análise crítica dos tipos de poder e suas aplicações na administração, sendo fundamental para um gestor reconhecer e combater a corrupção em suas diversas formas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pergunta péssima. A demagogia se baseia na mesma premissa.

Exemplo: um governante concede benefícios sem pensar no peso orçamentário que isso terá com a finalidade de seduzir a população e se reeleger. Ele está, lato sensu, sendo demagogo.

O examinador precisa estudar mais ao invés de se apegar a definições de dicionário...

Alexandre, de fato ambos partem de uma premissa semelhante, mas pelo enunciado da questão pode-se ver que o examinador, de fato, trata da corrupção.

Na demagogia diz-se ou propõe-se algo que inviável de ser posto em prática, apenas para angariar benefícios ou compensações. Ou seja, é a velha arte de prometer e não cumprir, embora um comportamento demagogo também possa ser caracterizado com ações. Mas, via de regra, a demagogia revela-se por promessas ou proposições inviáveis, ainda que com caracterização imediata de verdade paupável.

Já a corrupção, ao contrário, é uma ação. Seu próprio conceito etimológico pressupõe ação. Corromper denota ação. Não se pode corromper por omissão.

Daí o enunciado cita: "...é um poder que se baseia em recompensas de qualquer espécie..."

Ou seja, recompensas que são dadas, foram dadas ou serão dadas. Recompensar, com fins escusos, é uma ação e, como ação de fins desviados, é um ato corruptivo. Creio, portanto, que a diferenciação está nisso. O enunciado da questão fala em ação, ao passo que a demagogia, apesar de possuir pressupostos equivalentes aos da corrupção é, não raro, uma atitude enganosa, mas sem ações concretas.

Ao menos foi assim que enxerguei a questão, mas Administração não é a minha área. Portanto, caso eu tenha cometido algum erro, peço que me corrijam (e avisem, pois também quero aprender!).

Bons estudos a todos! ;-)
Corrupção:
É usar o Poder Maninupador em proveito próprio.
O benefício pode ser dinheiro, influência, projeção, tratamento especial.
A banca finge que avalia e o concurseiro finge que entende.
Concurso não existe pra avaliar ninguém, existe pra eliminar!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo