Determinado projeto de software utiliza XP (eXtreme Programm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47408 Engenharia de Software
Determinado projeto de software utiliza XP (eXtreme Programming) como metodologia de desenvolvimento. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - a programação em pares dispensa o desenvolvimento orientado a testes no projeto.

A metodologia eXtreme Programming (XP) é um dos métodos ágeis mais populares no desenvolvimento de software. Ela valoriza a comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. A XP promove práticas que levam ao desenvolvimento de software de alta qualidade e a uma equipe de desenvolvimento altamente produtiva.

Vamos desmistificar as opções para entender por que a alternativa D é a incorreta e, consequentemente, a resposta para a questão:

  • A - É uma prática comum no XP que o cliente participe ativamente do processo de desenvolvimento e esteja presente para responder perguntas, definir requisitos e estabelecer prioridades.
  • B - As "stand-up meetings", ou reuniões em pé, são típicas em métodos ágeis, incluindo o XP, e são feitas para que os membros da equipe possam se comunicar de maneira rápida sobre o progresso do dia anterior, planos para o dia atual e quaisquer obstáculos que possam estar enfrentando.
  • C - No XP, a equipe concentra-se em entregar o que tem mais valor para o cliente, trabalhando nas histórias mais importantes ou nos recursos mais valiosos primeiro.
  • D - No XP, a prática de "pair programming" ou programação em pares é uma estratégia onde dois desenvolvedores trabalham juntos em um único computador. Um dos programadores, o "driver", escreve o código, enquanto o outro, o "navigator", revisa cada linha de código conforme ela é digitada. No entanto, isso não dispensa o desenvolvimento orientado a testes (TDD - Test-Driven Development), que é outra prática fundamental do XP. No TDD, os testes são escritos antes do código de produção, e é esperado que o software passe por esses testes à medida que é desenvolvido, garantindo qualidade e ajudando a definir claramente os requisitos de funcionalidade.
  • E - As funcionalidades no XP são de fato descritas em histórias (user stories), que são declarações curtas e simples da perspectiva do usuário sobre o que eles precisam no software.

Portanto, entendemos que a programação em pares é uma técnica de colaboração e não uma substituição para TDD, que é um método de verificação de qualidade do software. Logo, a alternativa D é a única que apresenta uma afirmação incorreta dentro das práticas de eXtreme Programming.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A programação em pares NÃO dispensa o desenvolvimento orientado a testes no projeto

Continuous Integration - Os diversos módulos do software são integrados diversas vezes por dia e todos os testes unitários são executados. O código não passa até obter sucesso em 100% dos testes unitários.

Sendo assim, a programação em pares não tem porque dispensar o desenvolvimento orientado a testes no projeto, muito pelo contrário a programação em pares ajuda nos testes pois o código a qualquer momento está na forma mais simples para que passe em todos os testes (simple design).

Achava que "os integrantes da equipe se reúnem rapidamente no início do dia, de preferência em pé." era apenas característica do SCRUM, mas 
concordo que a letra D tá mt errada. 
XP, RUP e SCRUM utilizam TDD.
A prática da programação em par permite que o código seja revisado permanentemente enquanto é construído. A programação em par é um mecanismo de validação do que está sendo construído. Por esse motivo não existe uma fase específica de teste, e acredito que tenha sido esse o foco do avaliador.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo