A respeito da mensuração de ativos e passivos no âmbito do s...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra B, encontra-se no MCASP, 5ª edição, pg. 41.
a) INCORRETA - Provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto.
b)CORRETO - Quando os bens forem distribuídos gratuitamente ou a taxas não de mercado, os estoques serão valorados a custo ou valor de reposição, dos dois o menor
c) INCORRETA - No caso de transferências de ativos, o valor a atribuir deve ser o valor contábil líquido constante nos registros da entidade de origem. Em caso de divergência deste critério com o fixado no instrumento de autorização da transferência, este deve ser evidenciado em notas explicativas.
d) INCORRETA - O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo.
e) INCORRETA - O valor reconhecido como provisão deve ser a melhor estimativa do desembolso exigido para se extinguir a obrigação presente na data das demonstrações contábeis.
Os passivos contingentes não devem ser reconhecidos em contas patrimoniais, mas tão somente registrados em contas de controle no PCASP.
Fonte: MCASP, 6ª edição.
A)INCORRETA, provisão é reconhecida quando houver uma obrigação presente, decorrente de eventos passados embora de PRAZOS E VALORES INCERTOS.
B)CORRETO, bens de distribuição gratuita ou valor irrisório são avaliados pelo custo histórico ou corrente (reposição), dos dois o menor.
C)ERRADO, transferências recebidas serão reconhecidas, no momento do recebimento, pelo VALOR JUSTO.
D)ERRADO, gerado internamente NÃO É RECONHECIDO.
E)ERRADO, não é possível fazer uma estimativa, justamente por isso é classificado como passivo contingente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo