Na NBR 6122, a execução de fundações superficiais próximas,...
Na NBR 6122, a execução de fundações superficiais próximas, porém apoiadas em cotas diferentes, a reta de maior declive que passa pelos seus bordos deve fazer, com a vertical, um ângulo α com os seguintes valores:
I. solos resistentes: α = 45°.
II. rochas: α = 90°.
III. solos pouco resistentes: α ≥ 60°.
IV. solos moles: α = 15°.
É correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B
Grandiosa 6122/96
6.4.5 Fundações em cotas diferentes
6.4.5.1 No caso de fundações próximas, porém situadas em cotas diferentes, a reta de maior declive que passa pelos seus bordos deve fazer, com a vertical, um ângulo α como mostrado na Figura 5, com os seguintes valores:
a) solos pouco resistentes: α ≥ 60°;
b) solos resistentes: α = 45°;
c) rochas: α = 30°
Fora decoreba, o gabarito poderia ser deduzido. III e IV tratam de solos pouco resistentes e possuem valor diferente, assim não podem os dois serem corretos. Assim, D é falso; α é inversamente proporcional à resistência do solo. É só pensar um pouco. Assim, IV é falsa e III verdadeira, para que se possa ter combinação de itens compatíveis com respostas. Assim, negam-se as opções sem III e com IV: A e C são falsos. Só sobrou B.
____
Realmente por que diabos eu fui ver a versão de 96 se eu nem tenho essa nos meus arquivos... ainda bem que o texto em voga é o mesmo
Na Versão mais atualizada da NBR 6122/2010
7.7.4 Fundações em cotas diferentes No caso de fundaçóes prbximas, porém situadas em cotas diferentes, a reta de maior declive que passa pelos seus bordos deve fazer, com a vertical, um ângulo a como mostrado na Figura 2, com os seguintes valores:
a) solos pouco resistentes: α ≥ 60°";
b) solos resistentes: α = 45°; e
c) rochas: α = 30°.
Alternativa B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo