Um paciente de 2 anos de idade é levado à emergência de um g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685053 Medicina
Um paciente de 2 anos de idade é levado à emergência de um grande hospital pediátrico durante a madrugada. O pai refere que a criança estava bem, somente com uma tosse durante o dia, mas sem febre. Na madrugada, acordou com tosse muito rouca, tipo um latido, e muito “sufocado”, com dificuldade de respirar, bastante agitado (fácies de angústia) e com um barulho muito alto na respiração. Porém, ao longo do trajeto até o hospital, foi melhorando rapidamente durante a exposição ao ar frio da madrugada. Quando chegou ao hospital, só apresentava a tosse rouca. Ao exame, a criança encontra-se com taquicardia leve, FC = 130 bpm, sem taquipneia, FR = 35 irpm, afebril, SatO2 entre 92% e 95% em ar ambiente, estridor inspiratório leve e tiragem intercostal leve. Aparelho respiratório e demais sem alterações.
A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
É uma emergência médica e necessita de tratamento imediato, de modo que uma via respiratória seja instalada sob condições adequadas. Deve-se também iniciar a antibioticoterapia.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação contida na questão está incorreta. Embora o paciente apresente sinais de comprometimento respiratório, o texto não indica que seja necessário instalar uma via respiratória imediatamente ou iniciar antibioticoterapia. O quadro clínico apresentado sugere uma possível traqueobronquite viral, que é tratada com medidas de suporte, como hidratação e inalação de ar úmido, assim como monitorização e observação. É importante, no entanto, que o paciente seja avaliado por um médico para confirmação do diagnóstico e adoção das medidas terapêuticas adequadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo