Tinha filhos e pensava dar aos herdeiros uma criação melhor...
O capitão Tomás Cabral de Melo chegara do Ingá do Bacamarte para a Várzea do Paraíba, antes da revolução de 1848, trazendo muito gado. O capitão vinha dos Cabrais do Ingá, gente de posses, de nome feito na província. Os roçados de algodão destes homens tinham fama. Mas o capitão Tomás descera para a Várzea. Tinha filhos e pensava dar aos herdeiros uma criação melhor. E assim liquidara a herança na partilha e chegara ao Pilar, para ser senhor de engenho. Trazia haveres, as suas moedas de ouro, um gado de primeira e muita vontade de trabalhar. Tivera que lutar no princípio com toda dificuldade. Nada sabia de açúcar. Para ele, porém, não havia empecilhos. Levantou o engenho, e dois anos após a sua chegada ao Santa Fé tirara a primeira safra. O povo, a princípio, não levava a sério o Santa Fé. Viam aquele homem de fora, trabalhando com as suas próprias mãos, e não acreditavam que nada daquilo desse certo.
(Adaptado: REGO, José Lins do. Fogo Morto. Rio de Janeiro, José Olympio, 50. ed., 1998. p.115)
Tinha filhos e pensava dar aos herdeiros uma criação melhor.
O povo, a princípio, não levava a sério o Santa Fé.
Viam aquele homem de fora...
Fazendo as devidas alterações, os segmentos sublinhados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. D
# Tinha filhos e pensava dar aos herdeiros uma criação melhor -> Nessa oração temos o verbo dar (transitivo indireto) regendo a preposição "aos", e como regra geral o lhe e lhes complementam VTI (tem função de objeto indireto). Diferentemente do a, as, o, os que complementa VTD , ou seja, funcionam como objeto direto. Então teremos:"Tinha filhos e pensava dar-lhes uma criação melhor".
# O povo, a princípio, não levava a sério o Santa Fé. -> Neste caso, o advérbio de negação (o não) "atraiu" a próclise, ficando: "O povo, a princípio, não O levava a sério".
São casos que atraem a próclise:
- Palavras negativas
- Conjunções subordinativas
- Pronomes relativos
- Pronomes indefinidos
- Pronomes demonstrativos
- Frases interrogativas
- Frases exclamativas ou optativas
- Preposição em + verbo no gerúndio.
# Viam aquele homem de fora -> Verbos terminados em som nasal (am, em, -ão), os pronomes O, A, OS, AS assumem a forma NO, NA, NOS, NAS. Portanto o correto é "Viam-no de fora".
Bom, pra quem já está familiarizado com questões da FCC, sabe que esse tipo de questão é muito frequente. . .acredito que caiu em 90% dos concursos elaborados por esta banca no ano de 2015.
GABARITO D
* Nunca se inicia a frase com Pronome oblíquo átono
* Terminações com r, s, z = substitui por LA, LO
* Terminações nasais ã, m, n = substitui por NO, NA
* Terminações vocálicas o, a , e = substitui por O, A, OS , AS
* para saber se o LHE está sendo usado adequadamente, substitua-o por " A ELE, A ELES
LETRA D MOLEZA!
Alternativa D
Somos uma equipe de servidores públicos e ajudamos “concurseiros” que queiram pensar um pouco fora da caixa e conhecer novas ferramentas para potencializar as chances de aprovação. Utilizamos uma metodologia via áudio que otimiza as estratégias de estudos, buscando também a melhoria constante do autoconhecimento, ferramenta indispensável para uma tomada de decisões clara, certa e eficaz. Já ajudamos inúmeros amigos aqui do QC. Venha conferir, peça um áudio de apresentação por meio do whats (62 9 98014785). Desde já agrademos a oportunidade!
#equipe @diegommmonteiro
“ Sucesso é algo que você atrai pela pessoa que você se transforma” – JIM ROHN
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo