Acerca dos princípios, dos valores e da ética no desempenho ...
A conduta ética é racionalmente justificável e praticada de forma autônoma.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Foi aduzido que a conduta ética é racionalmente justificável e praticada de forma autônoma.
A proposição está correta.
De fato, um dos sentidos defendidos para o termo "ética" é na linha de que se trata de conduta racionalmente justificável. É dizer: não basta que o comportamento seja habitual e cotidianamente realizado em uma sociedade. Ainda assim, pode ser antiético.
Pretende-se aqui, mais do que apenas elucidar como as pessoas agem, e sim com a maneira que se deve agir, justificando-se racionalmente as ações.
Por fim, igualmente acertado dizer que a conduta ética é praticada de forma autônoma, vale dizer, por iniciativa própria daquele que a realiza, com autonomia para assim agir.
Gabarito do professor: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO
- O conceito de ética proposto aqui - conduta racionalmente justificável - foi apresentado a partir de uma distinção entre o que as pessoas fazem e o que elas devem fazer. Essa distinção pode ser expressa também da seguinte maneira: a ética diz respeito ao que é "de direito" e não ao que é "de fato". Pelo fato de ser relativa a como deve ser a conduta humana, uma ação para ser ética, nesse sentido, precisa ser justificável racionalmente. Fonte: repositório ENAP, pág. 24.
- Noutro giro, uma ação tem valor ético quando é feita de forma autônoma, por iniciativa própria. Quando dizemos que alguém é responsável pelo que faz, estamos pressupondo que ele tem autonomia para agir. Fonte: repositório ENAP, pág. 29.
c) Ética formal Para a ética formal, o caráter ético da ação humana não está nos seus resultados externos (consequências das ações) e nem na relação estabelecida entre a ação individual e um suposto fim buscado. A ação ética seria aquela na qual se pode identificar a pureza da vontade, a boa vontade que não busca recompensas ou o medo de uma punição, mas o simples respeito pelo dever, com a conduta autônoma e livre do agente. O principal expoente dessa corrente é Immanuel Kant.
https://cdn.estrategiaconcursos.com.br
A Ética estuda a Moral, sendo, portanto, uma ciência. Assim, pode-se dizer que é racionalmente justificável.
A Ética Formal é a que pondera que a ação ética é aquela que baseia-se apenas pelo respeito pelo dever, com a conduta autônoma e livre do agente. Immanuel Kant é o principal símbolo dessa corrente.
Gab.: CERTO
Os comentários anteriores dão conta de que a afirmação contida na frase é uma corrente defendida por Immanuel Kant, enquanto a frase generaliza como "conduta ética". A meu ver, faltou conter o dado referente ao defensor da corrente. E também não engulo a afirmação de que a ética é "praticada de forma autônoma" se existem para orientá-la regulações (lei/decreto).
Mas vamos em frente....
Certa.
A conduta ética é, em geral, considerada racionalmente justificável e praticada de forma autônoma. Ser ético envolve agir de maneira consciente, fundamentada em princípios e valores que orientam as escolhas e ações. A autonomia na prática ética refere-se à capacidade de agir de acordo com princípios éticos, independente de pressões externas ou influências que possam comprometer a integridade e a aderência a valores éticos.
Portanto, a conduta ética é vista como um comportamento que pode ser racionalmente justificado, baseado em um entendimento claro dos princípios éticos e na capacidade de agir de maneira autônoma, em conformidade com esses princípios.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo