Considere a frase “Fazer a criança e o jovem tomar gosto pe...
TEXTO 2
Como incentivar o gosto pela leitura, transformando-a em um hábito e não em uma obrigação?
Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI. Na escola, o trabalho com a leitura se inicia na Educação Infantil como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação. Esse processo tem continuidade nas séries subsequentes com foco na amplitude dos conhecimentos e no senso crítico.
Segundo a autora Délia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”, um dos maiores desafios das instituições escolares é desenvolver praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam decifrar o sistema de escrita. Para a autora, é fundamental que a escola forme leitores críticos, capazes de ler entrelinhas e assumir uma posição própria frente à mantida, explícita ou implicitamente, pelos autores dos textos com os quais interagem.
Fonte: Adaptado de: <http://www.marupiara.com.br/como-incentivar-o-gosto-pela-leitura-transformando-a-em-um-habito-e-nao-em-uma-obrigacao/>
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
✓ “Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI.”
Fazer alguma coisa (=a criança e o jovem); trata-se de um complemento verbal do verbo "fazer", são complementos que não são iniciados por preposição, possuem a função sintática de objeto direto.
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Indiscutivelmente letra B
Mas se tivesse a opção sujeito...iria criar mais dificuldade kkk.
Eu consigo ver que é objeto direto, mas não consigo identificar qual o sujeito da oração. Alguém sabe me explicar?
Respondendo a pergunta do colega abaixo.
“Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI.”
A estrutura no sentido inverso. Reorganizando temos:
É um dos desafios dos educadores e pais do século XXI (VL + Predicativo, oração principal) fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura. (Oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo- sujeito da oração) = É UM DOS DESAFIOS ISSO.
Quando temos a seguinte estrutura: VL + PREDICATIVO + QUE - estamos diante de uma oração subordinada substantiva subjetiva que está reduzida de infinitivo, verbo "fazer". Nesse caso, não existe conjunção integrante para conectar os termos!
Ainda, ela pode ser reduzida de gerúndio, infinitivo ou particípio. No caso em tela, ao invés de "fazer com que a criança e o jovem" o autor usou apenas a redução "fazer".
“Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI.
esse ´ é ´ não é verbo de ligação?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo