Quais dentes usualmente possuem duas raízes, sendo uma raiz ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Molares inferiores
Vamos entender por que a alternativa correta é a letra D e por que as demais estão incorretas.
Os molares inferiores são conhecidos por possuírem duas raízes, uma raiz mesial e uma raiz distal. Este é um aspecto anatômico importante e característico desses dentes, que ajuda a suportar as forças mastigatórias e contribui para a estabilidade da arcada dentária.
Justificativa das alternativas incorretas:
A - Incisivos inferiores: Os incisivos inferiores, tanto centrais quanto laterais, possuem apenas uma raiz. Não há divisão entre raiz mesial e raiz distal nesses dentes.
B - Caninos superiores: Os caninos superiores, apesar de serem dentes muito robustos e com raízes longas, também possuem apenas uma raiz. Assim, não apresentam a característica de duas raízes como mencionado na questão.
C - Molares superiores: Os molares superiores são um pouco mais complexos. Eles geralmente possuem três raízes: duas raízes vestibulares (mesial e distal) e uma raiz palatina. Portanto, não se encaixam na descrição de possuir duas raízes, uma mesial e uma distal.
Resumindo, a alternativa D é a correta porque os molares inferiores são os dentes que possuem duas raízes, uma mesial e uma distal, característica essencial para a distribuição das forças mastigatórias e para a sua estabilidade na arcada dentária.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo