Heráclito e Parmênides foram dois filósofos pré-socráticos, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Para Parmênides o ser é imutável. Heráclito acreditava que o ser está em constante mudança
A questão aborda as visões filosóficas de Heráclito e Parmênides, dois importantes filósofos pré-socráticos que tinham concepções distintas sobre o conceito de "ser". Compreender a diferença entre suas filosofias é essencial para responder a questão corretamente.
Justificativa da alternativa correta (C):
Para Parmênides, o ser é imutável e eterno. Ele argumentava que a mudança é uma ilusão dos sentidos e que, na verdade, o ser é uno e constante. Parmênides enfatizava a permanência e a estabilidade do ser.
Por outro lado, Heráclito acreditava que o ser está em constante mudança. Sua famosa ideia "tudo flui" (panta rhei) indica que a realidade é dinâmica e caracterizada por um fluxo contínuo, onde tudo está em transformação. Heráclito via o devir como a verdadeira natureza do ser.
Análise das alternativas incorretas:
A - Esta alternativa está errada porque atribui a Heráclito a ideia de que a linguagem exprime o ser, o que não é uma discussão central em seu pensamento. Parmênides, sim, era cético quanto à capacidade da linguagem de capturar a essência do ser.
B - Esta alternativa está incorreta porque inverte as ideias dos filósofos. Para Heráclito, o ser pode ser e não-ser ao mesmo tempo devido à sua natureza em fluxo. Já Parmênides afirmava que "o ser é, e o não-ser não é", rejeitando a noção de mudança e não-ser.
D - Heráclito não acreditava que o princípio de todas as coisas era o ser, mas sim o fogo como símbolo da transformação. Parmênides nunca considerou o fogo como princípio, mas sim o ser uno e imóvel.
E - Esta alternativa erra ao atribuir a Parmênides a crença no movimento e no vir a ser, características de Heráclito. Para Parmênides, a verdade está no ser estático, enquanto Heráclito encontrava a verdade no fluxo e na mudança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Heráclito: "pai "da dialética, oposição, dicotomia, contudo ela é harmônica e não confusa, logo o ser sempre está em constante mudança.
Parmênides: "pai"da metafísica, o ser é .o não ser não é E não pode ser. Estático. Logo o ser é imutável.
Segundo Heráclito de Eféso o arché é o mobilismo e o fogo, atribui-se a ele a frase "um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio.", pois as águas já seriam outras e o homem em si já seria diferente de quando entrou não só com o conhecimento adquirido, mas também a experiência que modificou o ser. Segundo este filósofo há um conflito eterno entre o bem e o mal, o calor e o frio e, portanto, tudo estaria sob constante mudança.
Para Parmênides de Eleia arché é o imobilismo, isto é, as alterações , para este filósofo, seriam apenas uma ilusão e que o homem deveria crer no "Logos". Nesse sentido, faz-se imperioso destacar que o homem deveria ignorar o mundo sensível e confiar no mundo inteligível, ou seja, razão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo