Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q709824 Português

Texto CB3A1AAA


Virginia Woolf. Um teto todo seu. Trad. de Vera Ribeiro.

Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985 (com adaptações).

Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue o item subsequente.

A conquista da “liberdade de pensar nas coisas em si” (l.30) resultou em sentimentos de piedade e tolerância em relação aos homens, sentimentos esses que substituíram o ódio e a amargura nutridos inicialmente pela narradora.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão avalia a compreensão textual. No texto de Virginia Woolf, a narradora aborda o episódio em que descobriu ser herdeira de uma tia distante. Tal fato desencadeou uma série de reflexões para a personagem. 

"Assim, cessam não apenas o esforço e o trabalho árduo, mas também o ódio e a amargura." (l. 21)
"Não preciso odiar homem algum: ele não pode ferir-me." (l. 22)

"E, ao reconhecer tais obstáculos, medo e amargura convertem-se gradativamente em piedade e tolerância; e depois, passados um ou dois anos, a piedade e a tolerância se foram, e chegou a maior de todas as liberações, que é a liberdade de pensar nas coisas em si." (l. 26)

A liberdade de pensar nas coisas, referida pela narradora, é o último estágio descrito no texto. Ele, portanto, não resulta em algo, mas resulta de algo. Primeiro, ela encerra o ódio e a amargura que ela sentia, depois disso a narradora percebe que não é preciso odiar os homens; por fim, o medo e a amargura transformaram-se em piedade e tolerância com um último estágio de liberdade para pensar nas coisas. 

Ao dizer que a liberdade resultou em sentimentos de piedade e tolerância, o item está desconectado do dito no texto original. Sendo assim, a proposição está errada.

Gabarito da Professora: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ERRADO


Assim, imperceptivelmente, descobri-me adotando uma nova atitude em relação à outra metade da raça humana, E, ao reconhecer tais obstáculos, medo e amargura convertem-se gradativamente em piedade e tolerância.... (l. 24 a 27)

 

Os sentimentos nutridos inicialmente foram o medo e amargura e não o ódio e amargura como refere a assertiva. 

 

Foco, força e fé!

...Assim, cessam não apenas o esforço e trabalho árduo, mas também o ódio e a amargura (l. 20 a 22).

O que entendo como errado é que o texto diz que "...passados um ou dois anos, a piedade e tolerância se foram, e chegou a maior de todas as liberações, que é a liberdade de pensar nas coisas em si. (l. 28 a 30).

Então, a relação proposta pela questão não existe.

Gab.: errado.

Primeiro ela teve medo e amargura, depois piedade e tolerância que se converteram em "liberdade de pensar nas coisas...". É a questão afirma que a"liberdade de pensar nas coisas..." É que viraram piedade e tolerância, o que é incorreto.

"...a piedade e tolerância se foram..."

Gabarito: ERRADO.

"a liberdade de pensar nas coisas em si" é o último passo da transformação. Medo é amargura viram piedade e tolerância, e estes se transmudam na liberdade de pensar nas coisas em si. Essa é a ordem. Desse modo, piedade e tolerância não resultam da liberdade de pensar nas coisas em si, mas o contrário.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo