O Município é autônomo e recebe suas competências diretamen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875602 Direito Constitucional
O Município é autônomo e recebe suas competências diretamente da Constituição Federal. Em relação à competência para instituir impostos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos.
( ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.
( ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre propriedade territorial rural.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito - C

I - Competência Estadual;

II - Competência Municipal;

III - Competência da União.

(E ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos. = COMPETÊNCIA DOS ESTADOS (ITCD)

(C ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

(E ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre propriedade territorial rural. = COMPETÊNCIA DA UNIÃO (ITR)

GAB C

A questão exige conhecimento acerca do Sistema Tributário Nacional e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos :

( E ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos.

Errado. A competência para instituir o ITCMD é dos Estados e do DF, nos termos do art. 155, I, CF: Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos;  

( C ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

Certo. Aplicação do art. 156, II, CF:  Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: II - transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição;

( E ) Compete aos Municípios instituir impostos sobre propriedade territorial rural.

Errado. A competência para instituir ITR é da União e não dos Municípios, conforme se lê no art. 153, VI, CF:  Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: VI - propriedade territorial rural;

Portanto, a sequência correta é E - C - E.

Gabarito: B

Compete a UNIÃO instituir impostos sobre propriedade territorial rural.

Obs:

Compete a UNIÃO instituir impostos sobre propriedade territorial rural, MAS de acordo com o art. 153, § 4º, inciso III, da Constituição Federal, determina-se que o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR, será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que isso não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo