Anemia microcítica no adulto é um achado frequente em consul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2135239 Medicina
Anemia microcítica no adulto é um achado frequente em consultas de rotina, muitas vezes negligenciado ou pouco investigado. É comum a prescrição de reposição de ferro, sem a devida investigação da causa, ou mesmo para pacientes sem diagnóstico de anemia ferropriva.
Leia atentamente as afirmações a seguir.

I - São causas de anemia microcítica: anemia ferropriva, talassemia, esferocitose, anemia falciforme.
II - A talassemia causa uma microcitose pouco significativa quando comparada as outras causas de anemia ferropriva.
III - Anemia de doença crônica e a anemia hemolítica tendem a aumentar os estoques de ferro e, consequentemente, a ferritina.
IV - Anemia de doença crônica se caracteriza por níveis séricos de ferro reduzidos, ferritina normal a elevada, saturação de transferrina normal a baixa e capacidade total de ligação ao ferro reduzida.
V - Anemia ferropriva se caracteriza por níveis séricos de ferro reduzidos, ferritina baixa, saturação de transferrina baixa e capacidade total de ligação ao ferro aumentada.

Quantas afirmações são verdadeiras?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C - Três. As afirmações I, II e V são verdadeiras, enquanto as afirmações III e IV são falsas. A anemia de doença crônica e a anemia hemolítica geralmente causam estoques de ferro corporal aumentados e, portanto, níveis elevados de ferritina. A anemia de doença crônica também pode apresentar uma diminuição na capacidade total de ligação ao ferro e uma saturação de transferrina normal a baixa. Já a anemia ferropriva tem níveis séricos de ferro reduzidos, ferritina baixa, saturação de transferrina baixa e capacidade total de ligação ao ferro aumentada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo