Assinale a alternativa CORRETA que está relacionada a emergê...
Assinale a alternativa CORRETA que está relacionada a emergência hipertensiva.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Representa risco imediato de morte ou dano em órgão alvo.
Vamos entender melhor o contexto da questão. A emergência hipertensiva é um quadro clínico em que há uma elevação severa da pressão arterial, geralmente acima de 180/120 mmHg, associado a sinais de lesão aguda em órgãos-alvo, como cérebro, coração, rins ou olhos.
Justificativa da alternativa correta (C): A emergência hipertensiva realmente representa um risco imediato de morte ou dano em órgão alvo. Os órgãos mais comumente afetados são o coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos. Esse quadro clínico requer intervenção rápida para evitar complicações graves.
Analisando as alternativas incorretas:
A - É condição em que há elevação crítica da pressão arterial com quadro clínico grave.
Esta alternativa está parcialmente correta, mas é incompleta. Não menciona especificamente o risco de dano em órgãos-alvo, que é uma característica essencial da emergência hipertensiva.
B - Não associada a quadros clínicos agudos.
Esta alternativa está incorreta. A emergência hipertensiva está, sim, associada a quadros clínicos agudos e requer intervenção imediata devido ao risco de complicações graves.
D - Consiste no aumento súbito e crítico da pressão arterial, em geral equivalente a pressão arterial diastólica ≥ 120 mmHg.
Embora esta definição esteja correta para caracterizar uma crise hipertensiva, ela não menciona o risco de dano em órgãos-alvo, que é a principal característica que define uma emergência hipertensiva.
Resumindo: A alternativa C é a correta porque destaca o risco imediato de morte ou dano em órgão alvo, que é a característica principal de uma emergência hipertensiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
Emergência hipertensiva corresponde ao aumento abrupto da pressão arterial (PA) com lesão de órgãos-alvo com risco à vida. Devem ser tratadas imediatamente com drogas de ação rápida, administradas por via endovenosa, com monitorização rígida, objetivando redução imediata da PA.
A emergência hipertensiva difere da urgência hipertensiva por
apresentar um risco de morte iminente devido à lesão aguda ou em desenvolvimento nos órgãos-alvo, especialmente coração, cérebro, rins e artérias. Portanto, a alternativa C é a correta.
Emergência hipertensiva requer uma abordagem clínica que avalie o órgão-alvo comprometido. A intervenção terapêutica deve ser imediata, eficiente e individualizada para cada sistema envolvido, em geral com fármacos anti-hipertensivos por via endovenosa em unidade de terapia intensiva. Por outro lado, o paciente com urgência hipertensiva não apresenta lesão aguda em órgão-alvo e, portanto, não apresenta risco de morte. Sendo assim, o tratamento anti-hipertensivo pode ser realizado com medicamentos orais na sala de urgência
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo