Na escolha dos instrumentos psicológicos a serem aplicados, ...
I. o coeficiente de fidedignidade diz respeito a duas mensurações similares de um mesmo traço, com a utilização desse instrumento ou de instrumentos equivalentes. II. a validade de um teste diz respeito à possibilidade do teste medir exatamente o que o teste pretende medir. III. a fidedignidade pode ser de construto ou de consistência.
Assinale:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - se somente os aspectos I e II estiverem corretos.
Vamos entender o porquê:
Aspecto I: O coeficiente de fidedignidade realmente diz respeito a duas mensurações similares de um mesmo traço, utilizando o mesmo instrumento ou instrumentos equivalentes. Isso significa que a fidedignidade está relacionada à consistência e à precisão dos resultados obtidos ao aplicar o teste repetidamente. Um teste é considerado fidedigno se ele produz resultados consistentes ao longo do tempo.
Aspecto II: A validade de um teste refere-se à capacidade do teste medir exatamente o que se propõe a medir. Este conceito é fundamental na avaliação psicológica, pois um teste válido garante que estamos realmente avaliando o construto de interesse (por exemplo, inteligência, personalidade, etc.). Se um teste não é válido, ele pode não ser adequado para o propósito específico para o qual está sendo utilizado.
Aspecto III: Aqui encontramos um erro conceitual. A fidedignidade não é de construto ou de consistência. Na verdade, esses termos se referem à validade. A validade de construto diz respeito a quão bem um teste mede o conceito teórico que pretende medir. A consistência refere-se à estabilidade da medida ao longo do tempo, que é um aspecto da fidedignidade, mas não é o mesmo que "fidedignidade de consistência". A fidedignidade pode ser avaliada de diversas maneiras, como a consistência interna, a estabilidade temporal e a equivalência de formas paralelas, mas não é classificada como "de construto ou de consistência".
Portanto:
- Aspecto I: Correto.
- Aspecto II: Correto.
- Aspecto III: Incorreto.
Isso justifica a escolha da alternativa D, pois apenas os aspectos I e II estão corretos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fidedignidade [Precisão]: consistência dos resultados pelo mesmo indivíduo com o mesmo teste ou com uma forma equivalente.
Validade: capacidade do instrumento de satisfazer a sua função (se ele mede aquilo que propõe). Tem como reforço o modelo trinitário de construto | conteúdo | critério.
Padronização: sistema de interpretação dos escores ou indicadores obtidos no teste. A uniformidade de procedimentos utilizados em sua aplicação.
Fonte: Profa. Ana Vanessa - VIP - Psicologia Concursos.
Gabarito: Letra D
Bons estudos, não desistam!
"A Fidedignidade em Psicometria representa a precisão do teste, é a consistência dos dados (escores) obtidos pelas mesmas pessoas quando são examinadas com o mesmo teste só que com examinadores diferentes e em condições diferentes"
"Nos manuais de Psicometria, costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele é válido se de fato mede o que supostamente deve medir. Embora esta definição pareça uma tautologia, na verdade ela não é, considerada a teoria psicométrica que admite o traço latente."
Aspecto I:
- Enunciado: "O coeficiente de fidedignidade diz respeito a duas mensurações similares de um mesmo traço, com a utilização desse instrumento ou de instrumentos equivalentes."
- Análise: Este enunciado está correto. A fidedignidade (ou confiabilidade) de um teste refere-se à consistência dos resultados obtidos através de diferentes aplicações do mesmo teste ou de testes equivalentes. Um alto coeficiente de fidedignidade indica que o teste produz resultados consistentes.
Aspecto II:
- Enunciado: "A validade de um teste diz respeito à possibilidade do teste medir exatamente o que o teste pretende medir."
- Análise: Este enunciado está correto. A validade de um teste refere-se à precisão com que o teste mede aquilo que se propõe a medir. Ou seja, se um teste de inteligência realmente mede a inteligência, ele é válido.
Aspecto III:
- Enunciado: "A fidedignidade pode ser de construto ou de consistência."
- Análise: Este enunciado está incorreto. A fidedignidade refere-se à consistência dos resultados, enquanto a validade de construto refere-se ao grau em que um teste mede o conceito ou construto que pretende medir. A fidedignidade não é classificada como "de construto"; ela é mais apropriadamente classificada em termos de consistência interna, teste-reteste, entre outros.
Após a análise dos três aspectos, podemos concluir que:
- Aspecto I: Correto.
- Aspecto II: Correto.
- Aspecto III: Incorreto.
Portanto, a resposta correta é:
D. Se somente os aspectos I e II estiverem corretos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo