Sobre a cr iação, incorporação, fusão e desmembramento de Mu...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alt. b
Art. 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
Em resumo:
A partir da EC 15/1996, nenhum Município pode ser criado, incorporado, fundido ou desmembrado, considerando-se que não existe ainda a Lei Complementar Federal de que trata o § 4º do art. 18 da CF/88, sendo esse dispositivo norma constitucional de eficácia limitada (depende de lei para produzir todos os seus efeitos);
Os Municípios criados, incorporados, fundidos ou desmembrados até 31/12/2006, mesmo sendo contrários ao § 4º do art. 18 da CF/88, foram “convalidados” (confirmados, ratificados, regularizados) por força da EC 57/2008; -> (ADCT Art. 97!!)
As leis estaduais que criarem, incorporarem, fundirem ou desmembrarem Municípios após 31/12/2006 devem ser consideradas inconstitucionais;
Os dois projetos de lei complementar que regulamentariam o § 4º do art. 18 da CF/88, autorizando a criação, a fusão e o desmembramento de Municípios foram vetados pela Presidente da República em 2013 e 2014. Logo, por enquanto, todos os novos Municípios que forem formados serão inconstitucionais.
Fonte: Dizer o Direito. Informativo esquematizado 758! ****Muuuuuito Bom esse site!
Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.
§ 3º Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
Letra A: errada. A criação de regiões administrativas no Distrito Federal não segue o procedimento próprio para a criação de Municípios. Para que sejam criadas regiões administrativas no DF, é necessário apenas lei distrital. Não há que se falar, por exemplo, na realização de plebiscito.
Letra B: correta. De fato, até hoje não foi editada a lei complementar responsável por determinar o procedimento para criação de Municípios. Letra C: errada. A EC nº 57/2008 convalidou os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de Municípios ocorridos até 31 de dezembro de 2006. Letra D: errada. A divulgação dos estudos de viabilidade municipal é requisito essencial para a criação de Municípios. Letra E: errada. Os atos de incorporação de Municípios dependem de lei estadual.
A LEI COMPLEMENTAR A SER CRIADA NÃO TEM NADA A VER COM PROCEDIMENTO DE CRIAÇÃO E SIM COM ESTIPULAÇÃO APENAS DE PERÍODO.
Art. 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.(FORMA DA LEI ESTADUAL, POIS SE FOSSE DE LEI COMPLEMENTAR TERIA QUE DIZER NA FORMA DA LEI COMPLEMENTAR.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo