Em conformidade com a NBC TA 300, sobre planejamento da audi...
“Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e interativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior _____________________.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o planejamento da auditoria, conforme as normas NBC TA 300, que orientam sobre como deve ser estruturado o processo de auditoria de demonstrações contábeis. Para responder adequadamente, é necessário entender que o planejamento em auditoria não é uma etapa isolada, mas sim um processo contínuo e interativo ao longo de toda a auditoria.
Alternativa correta: A
A alternativa A é a correta porque afirma que o planejamento da auditoria continua até a conclusão do trabalho de auditoria atual. Isso está em conformidade com a NBC TA 300, que destaca que o planejamento é um processo dinâmico que começa logo após a conclusão da auditoria anterior e se estende até o término do trabalho atual. O planejamento interativo permite que o auditor ajuste e refine continuamente sua abordagem à medida que novas informações são obtidas e circunstâncias mudam.
Análise das alternativas incorretas:
B: A afirmação de que o planejamento ocorre "antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes" está incorreta. O planejamento abrange e inclui a identificação e a avaliação de riscos, sendo parte do processo contínuo.
C: Embora o planejamento deva facilitar a condução e o gerenciamento do trabalho de auditoria, esta não é a continuação natural da frase apresentada no enunciado sobre o planejamento contínuo e interativo.
D: A discussão com a administração sobre a natureza e época de procedimentos detalhados é uma parte do planejamento, mas não reflete o conceito de continuidade e interatividade descrito na frase da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO A
NBC TA 300 - "Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual."
A2. Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo