Não é muito desejável estudar a literatura infantil indepen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2203970 Literatura
Não é muito desejável estudar a literatura infantil independentemente da cultura de uma época, mas é ainda mais perigoso encerrar a literatura apenas na época em que foi criada, no que se poderia chamar sua contemporaneidade. Temos a tendência de explicar um escritor e sua obra a partir da sua contemporaneidade e de seu passado imediato. Receamos aventurar-nos no tempo, afastar-nos do fenômeno estudado. Ora, uma obra deita raízes no passado remoto. As grandes obras da literatura levam séculos para nascer, e, no momento em que aparecem, colhemos apenas o fruto, oriundo do processo de uma lenta e complexa gestação. (...) Com base numa perspectiva dialógica - embora mantendo a exposição dos estilos de época em ordem cronológica - propõe-se explorar o diálogo da literatura e outras artes (mais especificamente o Modernismo, na chamada 1ª fase). Destacamos obras artísticas como o teatro, música, pintura, narrativa e poesia, com obras representativas já conhecidas e trabalhadas de forma teórico-pedagógica em sala de aula, destacando as características literárias da época. (BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. S. Paulo: Ed. Martins Fontes, 1997.)

A esse contexto, pode-se relacionar a expressão do pensamento de Bakhtin sobre a literatura infantil, abordando que:
I.A literatura infantil é um instrumento pedagógico motivador e desafiador.
II.A literatura infantil é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
III.A literatura infantil, para cumprir seus propósitos, precisa de leitores comprometidos com a leitura infantil incentivada pela família desde a idade mais tenra.
IV.As atividades pedagógicas centradas na literatura infantil impõem recursos audiovisuais, com vistas a incentivar a participação dos alunos.

Marque a alternativa com as assertivas coerentes com o conteúdo enunciado. 
Alternativas