Paulo Freire (2002), em seu livro Educação e Mudança, defend...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2790605 Pedagogia
Paulo Freire (2002), em seu livro Educação e Mudança, defende que “o homem deve ser o sujeito de sua própria educação”. Com base nessa premissa é correto inferir que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Vamos entender melhor o contexto da questão. Paulo Freire, em seu livro Educação e Mudança, enfatiza que a educação deve ser um processo em que o homem é o sujeito ativo e não um mero objeto passivo. Isso significa que a educação é um processo de construção coletiva e individual, onde cada pessoa participa ativamente de sua própria formação.

A alternativa B afirma que "ninguém educa ninguém, por isso o homem não pode ser objeto da educação". Essa frase está alinhada com a filosofia de Freire, que defende a ideia de que a educação é um processo dialógico, onde não existe um educador que simplesmente transmite conhecimento a um educando passivo. Em vez disso, ambos participam ativamente da construção do conhecimento, tornando-se sujeitos desse processo.

Vamos analisar agora as alternativas incorretas:

A - A frase "a educação é possível para o homem, porque este já é acabado" está incorreta. Paulo Freire não vê o homem como um ser acabado ou completo. Pelo contrário, ele vê o ser humano como um ser em constante transformação e aprendizado. A educação é um processo contínuo e infinito, sempre em evolução.

C - A frase "a busca do homem pode ser realizada de modo individual, assim, poderá buscar na individualidade a exclusividade" também está incorreta. Embora Paulo Freire reconheça a importância da individualidade no processo educativo, ele enfatiza a importância da coletividade e do diálogo. A busca pelo conhecimento deve ser um esforço coletivo, onde o aprendizado é compartilhado e construído em conjunto.

D - A frase "o saber se faz através de uma superação constante da ignorância absoluta" contém um erro conceitual. Segundo Freire, não existe "ignorância absoluta". Todos possuem algum conhecimento prévio e experiências que contribuem para o processo educativo. A educação, para Freire, é uma troca constante de saberes, onde todos têm algo a aprender e a ensinar.

Dessa forma, a alternativa que mais se alinha com a visão de Paulo Freire sobre a educação é a B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo