Sobre o texto, fizeram-se as seguintes asseverações.I. Segun...
Sobre o texto, fizeram-se as seguintes asseverações.
I. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura a elevação do preço dos alimentos observada entre os anos de 2020 e 2021 não se repetiu no ano de 2022, momento em que tais produtos tiveram um recuo de 18% em seu valor líquido.
II. A alta de preços dos alimentos a que se fez alusão no primeiro parágrafo atinge não apenas os países importadores líquidos de alimentos, mas também a população mais pobres dos exportadores líquidos de alimentos.
III. O Brasil se destaca entre as lideranças agrícolas mundiais, não apenas pelo fato de sermos o maior fornecedor mundial de proteínas animais, mas também pelo fato de ter conseguido, depois da pandemia da Covid-19, superar todos os problemas relacionados à insegurança alimentar no país.
IV. O Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP) lançou alerta no qual prevê a elevação do desabastecimento e da desnutrição mundial, associando tais riscos à diminuição da oferta de alimentos causada, entre outros, por eventos climáticos extremos e por conflitos bélicos como, o da Guerra Rússia-Ucrânia.
Pode ser considerada inferência possível da leitura do texto o afirmado em:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra B
I. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura a elevação do preço dos alimentos observada entre os anos de 2020 e 2021 não se repetiu no ano de 2022, momento em que tais produtos tiveram um recuo de 18% em seu valor líquido.Errada ((...) O (IPA) da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) mostra que estes produtos, em termos reais, fiaram 28% mais caros, entre 2020 e 2021, e 18% mais caros em 2022 (até agosto).)
II. certa : Isto atinge mais fortemente os países importadores líquidos de alimentos, como os da África e Ásia. Mas também afeta a população mais pobre dos países exportadores líquidos de alimentos, em decorrência do aumento de seus preços internos.
III. O Brasil se destaca entre as lideranças agrícolas mundiais, não apenas pelo fato de sermos o maior fornecedor mundial de proteínas animais, mas também pelo fato de ter conseguido, depois da pandemia da Covid-19, superar todos os problemas relacionados à insegurança alimentar no país.Errada (Um triste exemplo é o Brasil, cujas lideranças agrícolas não cansam de diceminar os fatos (reais) de sermos o maior fornecedor mundial de proteínas animais e da elevação contínua de exportações do agronegócio, mas que, ao mesmo tempo, convive com a deterioração, desde antes da Pandemia da Covid 19, de todos os indicadores de insegurança alimentar.)
IV. .certa: A população mundial em situação de insegurança alimentar aguda passou de 135 milhões em 2019 para 345 milhões, e atualmente 845 milhões de pessoas no planeta ainda carecem de alimentação adequada. E o quadro pode se tornar ainda mais sério. O Programa Mundial de Alimentos da ONU (WFP) lançou um alerta vermelho prevendo elevação do desabastecimento e da desnutrição mundial.
Pela norma culta, ISSO remete ao que já foi dito - ou seja, parágrafo anterior, e o ISTO é o que vai ser tido a partir dali. Fui por esse pensamento e tirei todas as alternativas que tem o II. Sobrou apenas LETRA C. Prof que elaborou a questão, vacilou aí. Já chegou falando em ASSEVERAÇÃO ( sinônimo de COMPREENDER) logo em seguida falou em INFERÊNCIA (sinônimo de INTERPRETAR). São coisas totalmente distintas. Aí buga tudo.
2° PARÁGRAFO, 2° LINHA ---- ''DICEMINAR'' =S
Questão boa, compreensão pura.
I. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura a elevação do preço dos alimentos observada entre os anos de 2020 e 2021 não se repetiu no ano de 2022, momento em que tais produtos tiveram um recuo de 18% em seu valor líquido. (teve um aumento, menor, mais teve)
III. O Brasil se destaca entre as lideranças agrícolas mundiais, não apenas pelo fato de sermos o maior fornecedor mundial de proteínas animais, mas também pelo fato de ter conseguido, depois da pandemia da Covid-19, superar todos os problemas relacionados à insegurança alimentar no país. (não né...e com o governo atual isso tá longe de acontecer, aliás nenhum governo irá conseguir tal façanha).
GAB: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo