A Forma Normal Boyce-Codd é considerada uma variação forte da

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TRE-AM Prova: FCC - 2010 - TRE-AM - Programador de computador |
Q34982 Banco de Dados
A Forma Normal Boyce-Codd é considerada uma variação forte da
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - 3FN.

Vamos entender o contexto da questão. As formas normais são conceitos fundamentais no design de bancos de dados relacionais. Elas são utilizadas para avaliar o nível de vulnerabilidade de uma tabela a problemas de consistência e redundância de dados. Existem várias formas normais, e elas são aplicadas em uma sequência específica, onde cada forma normal resolve problemas específicos e possui requisitos que devem ser atendidos para que a tabela seja considerada naquela forma normal.

A Forma Normal de Boyce-Codd (BCNF) ou Forma Normal Boyce-Codd, é uma variação da Terceira Forma Normal (3FN). A BCNF foi introduzida para lidar com certos tipos de dependência funcional que não são tratados pela 3FN. Para uma tabela estar em BCNF, ela deve estar em 3FN, e além disso, para cada uma de suas dependências funcionais não-triviais X → Y, X deve ser uma superchave.

O conceito de dependência funcional é crucial aqui e significa que o valor de uma coluna (ou conjunto de colunas) determina unicamente o valor de outra coluna. Na 3FN, uma tabela não deve ter dependências funcionais transitivas, o que já ajuda a reduzir a redundância. No entanto, a 3FN permite que uma tabela contenha dependências funcionais cujo lado esquerdo seja uma chave candidata que não é uma superchave. A BCNF fortalece essa condição exigindo que o lado esquerdo de qualquer dependência seja uma superchave, que é um conjunto de um ou mais atributos que, tomados em conjunto, podem identificar unicamente uma tupla na tabela.

Assim, a resposta correta é a 3FN porque a BCNF é uma forma normal mais estrita que visa resolver algumas das deficiências que permanecem mesmo depois de uma tabela estar em 3FN. Não diz respeito à Primeira (1FN), Segunda (2FN), Quarta (4FN) ou Quinta Forma Normal (5FN), mas sim à Terceira Forma Normal (3FN).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

“Uma tabela está na BCNF, se e somente se, estiver na 3FN e todo atributo não chave depende funcionalmente diretamente da chave primária, ou seja, não há dependências entre atributos não chave
O conceito de normalização foi introduzido por E. F. Codd em 1972. Inicialmente Codd criou as três primeiras formas de normalização chamando-as de: primeira forma normal (1NF), segunda forma normal (2NF) e terceira forma normal (3NF). Uma definição mais forte da 3NF foi proposta depois por Boyce-Codd, e é conhecida como forma normal de Boyce-Codd (FNBC).
A melhor definição que vi sobre FNBC é: "Uma relação está em FNBC se para toda df X → Z, X é uma super-chave.". A definição data pelo colega Mario Marques, a meu ver, é sobre a 3FN e não Boyce Codd. Em FNBC o que não pode é ter um atributo não-chave como determinante de um atributo que faz parte da chave, ou seja, todo determinante funcional deve ser uma superchave (atributo ou conjunto de atributos que identifica univocamente uma tupla).

Bons estudos!
Atributo primário é aquele que faz parte de uma chave candidata.

Terceira forma normal não admite dependência transitiva.
Forma de Boyce-Codd difere ligeiramente da definição da 3FN. A única diferença entre as definições da BCNF e da 3FN é a condição da 3FN que permite que A seja primário, em X -> A. X será uma superchave de R.

Boyce-Codd (FNBC) é uma variação melhorada de 3FN

1FN -> nao haver entidades aninhadas,atributos multi-valorados e grupos repetitivos.

2FN -> acabar com dependencias parciais

3FN -> acabar com dependencias transitivas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo