“Um paradoxo é uma provocação à lógica. Considere, por exem...
“Um paradoxo é uma provocação à lógica. Considere, por exemplo, a afirmação: ‘Eu estou mentindo’. Se ela for falsa, isso quer dizer que eu não estou mentindo, o que contradiz a afirmação feita. Mas, se ela for verdadeira, então a afirmação será falsa – ao dizer que estava mentindo, eu disse a verdade e, logo, não estava mentindo. A afirmação é verdadeira se for falsa e falsa se for verdadeira!” (Eduardo Giannetti, O paradoxo do brasileiro)
Considerando o título do artigo de onde foi retirado esse trecho introdutório, a introdução acima pode ser caracterizada como:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resp. B
mano velho serio não acredito nessa resposta, o elaborador de questões de Português da FGV está passando por sérios problemas conjugais porque está resposta está difícil de engolir.
Definir o termo é mostrar ao leitor que você entende do assunto, explica-lo com argumentos e com veemência. Pensei assim.
B
Como o título é o paradoxo do brasileiro e no trecho ele só fala de paradoxo, significa que nos proximos parágrafos, ainda falará do brasileiro e seu paradoxo, portanto está definindo termos iniciais antes de entrar no tema, letra B.
O enunciado dá muitas "pistas" sobre a resposta: "Considerando o título do artigo de onde foi retirado esse trecho introdutório, a introdução acima pode ser caracterizada como...".
Ora, o título do artigo é O paradoxo do brasileiro, logo, o autor está, na introdução, situando o leitor sobre o assunto a ser abordado, está fazendo uma definição inicial do termo "paradoxo".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo