O acesso aos atributos e operações das classes somente por i...
Gabarito comentado
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Alternativa correta: E - pelo encapsulamento.
O conceito de encapsulamento é fundamental na programação orientada a objetos. Ele se refere à prática de encapsular os dados (atributos) e o comportamento (métodos) dentro de uma classe, protegendo-os de acessos não autorizados e garantindo o controle sobre as mudanças e representações internas. Isso permite que os objetos se comuniquem com outros objetos por meio de mensagens, as quais são invocações de métodos conhecidos publicamente como a interface da classe. A ideia é que um objeto não deve revelar como suas operações internas são realizadas, mas sim fornecer operações (métodos) que outros objetos podem chamar.
Justificativa para a alternativa correta:
O encapsulamento viabiliza a proteção dos atributos e operações das classes através da exposição de interfaces. Isso permite uma clara definição do que é exposto para o uso por outras classes, evitando o acesso direto aos dados internos da classe e promovendo a modularidade e a manutenção do código.
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Comentários
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fui pesquisar sobre e nem soube como começar, se alguem puder dar uma luz ( sem mtos jargoes (p/ leigos)).
Mto Grata!
Assim a interface será representada pelos métodos public. E quando um usuario quiser a informção de um atributo, terá que utilizar o método para isto.
Exemplo: Classe contaBancária : atributos (private) Saldo ; Métodos (public) Mostrar Saldo;
Assim o usuário (pode ser outra classe) somente irá acessar o método Mostrar Saldo, pois não tem acesso direto ao atributo Saldo, portanto não poderá modificar este atributo senão por meio de métodos publicos implementados pela classe contaBancaria.
O que restringe movimentos de outras classes, mantendo a segurança dos atributos.
Encapsulamento é um conceito de programação orientada a objetos que liga os atributos e métodos,sem que haja interferência direta entre eles. Isto é, uma classe pode utilizar recursos de outra classe sem a necessidade de conhecer o código fonte destes recursos, mesmo reimplementando-os. As entradas, os processamentos e as saídas de um objeto não influenciam os dos outros, pois os seus relacionamentos são apenas referenciados.
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