Observando-se o fragmento “sucos de frutas uma ameaça à saúd...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738344 Português
Texto para a questão

Você sabe o que está comendo?
    A dica da vovó, o anúncio da televisão e até mesmo interesses políticos se misturam com pesquisas sérias e confundem o consumidor, ávido por receitas para emagrecer e viver mais. Essa mistura de interesses se transformou em um grande refogado de mitos.
    Os enganos começam pela carne. E a principal vítima dos preconceitos é a de porco. Originalmente, ela era gordurosa. Mas há tempos perdeu medidas. A seleção genética segue a tendência light do mercado e dá preferência aos animais magros. Antes, a capa de gordura tinha em média 5,5 centímetros – agora tem 1,5 centímetros. O bife de pernil tem hoje a metade da gordura saturada de um bife de filé mignon com o mesmo tamanho. E praticamente metade do colesterol presente na mesma medida de uma coxa de frango com pele.
    Mas isso não significa que a gordura saturada deve ser demonizada e cortada da alimentação, pois é ela que recobre e protege as células cerebrais. Ou seja, é importante. O corpo precisa dela assim como precisa do colesterol. O problema são as quantidades.
    É o excesso que tem feito até dos sucos de frutas uma ameaça à saúde. Mesmo sendo 100% naturais, os sucos não devem ser consumidos à vontade, por serem calóricos. Sede se mata com água, que não tem calorias.

Lia Bock. Época, 25/07/2005. Adaptado.
Observando-se o fragmento “sucos de frutas uma ameaça à saúde”, a expressão destacada constitui sintaticamente um:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na análise sintática, identificamos diferentes funções que os termos podem exercer em uma frase. No caso da expressão "à saúde", estamos diante de um complemento nominal, que é caracterizado por:

→ Associar-se a substantivos abstratos, como "ameaça", indicando a quem ou a quê se refere a ação expressa pelo nome;

→ Ter uma função passiva na frase, ou seja, complementa o sentido do substantivo a que está ligado, recebendo a ação dele, ao invés de indicar origem ou posse;

→ Não ser confundido com termos que expressam posse, já que o complemento nominal não possui essa função.

Portanto, na frase "à saúde", o termo complementa o sentido do substantivo "ameaça", indicando a quem essa ameaça se dirige, sem expressar posse, mas sim uma relação de afetação.

Gabarito da questão: E - Complemento nominal.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: E

Os nomes antes dos Complementos Nominais normalmente são derivados dos verbos e normalmente o Complemento Nominal está ligado a um substantivo deverbal, ou seja derivado do verbo (ameaçar > ameaça; crer > crença; necessitar > necessidade).

 

Fonte: A Gramática para Concursos Públicos de Fernando Pestana.

Gabarito: E

Para simplificar, o verbo "ameaça" não é núcleo na oração, porque ele leva a gente até a característica dos sucos de fruta: a saúde.

 

→ O complemento nominal se liga a substantivos abstratos (ameaça), a adjetivos e a advérbios;

→ O complemento nominal tem sentido passivo (à saúde e não da saúde), ou seja, recebe a ação expressa pelo nome a que se liga;

→ O complemento não expressa ideia de posse.

 

“sucos de frutas uma ameaça à saúde

Subst. abstrato + Prep. = C. Nominal

como pode ser complemento se antes tem um verbo??

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo