Na execução de vigas de seções retangulares de concreto arma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279336 Engenharia Civil
Na execução de vigas de seções retangulares de concreto armado para as quais estejam previstas condições desfavoráveis de concretagem por adensamento manual, o coeficiente de ponderação da resistência do concreto no estado limite último para as condições de combinações normais das ações deve ser
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O coeficiente de ponderação da resistência é sempre aplicado para a minoração da resistência do material no cálculo.

Essa minoração é necessária, já que alguns exemplares do lote não atingem a resistência especificada a partir do ensaio de resistência. Isso deve-se a variabilidade nas condições de fabricação do material e as características de emprego do material (transporte, adensamento, cura, entre outras).

O coeficiente de ponderação para combinações normais está em destaque na tabela a seguir:



Vale ainda ressaltar, segundo a norma:

“Para a execução de elementos estruturais nos quais estejam previstas condições desfavoráveis (por exemplo, más condições de transporte, ou adensamento manual, ou concretagem deficiente por concentração de armadura), o coeficiente γc deve ser multiplicado por 1,1."

Logo:


Vale lembrar!

O racional para o cálculo estrutural é majorar os esforços que atuam na seção e minorar a resistência dos materiais , sempre a favor da segurança.

Gabarito do professor: Letra D.


FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118/2014: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento, o diâmetro mínimo dos estribos. Rio de Janeiro, 2014. --

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D:

Iremos precisar da NBR 6118/2014, item 12.4.1 (pág 71):

12.4.1 Coeficientes de ponderação das resistências no estado-limite último (ELU) Os valores para verificação no estado-limite último estão indicados na Tabela 12.1.

A Tabela 12.1 mostra os valores de coeficientes de ponderação para estruturas de Concreto e de Aço em relação ao tipo de combinação (normais, especiais ou de construção, excepcionais)

Para estrutura de concreto e em combinação normal, o valor do coeficiente é:

gc = 1,4

Após a tabela, a norma impõe o seguinte:

Para a execução de elementos estruturais nos quais estejam previstas condições desfavoráveis (por exemplo, más condições de transporte, ou adensamento manual, ou concretagem deficiente por concentração de armadura), o coeficiente gc deve ser multiplicado por 1,1.

Logo, gc = 1,4*1,1 = 1,54

combinação normal, o valor do coeficiente é:

Para a execução de elementos estruturais nos quais estejam previstas condições desfavoráveis (por

exemplo, más condições de transporte, ou adensamento manual, ou concretagem defi ciente por concentração de armadura), o coeficiente γc deve ser multiplicado por 1,1.

1,4*1,1=1,54

nbr 6118/2014

Não fui eu que te ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará contigo por onde andar. Josué 1:9

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo