Em relação à Educação Básica, analise as assertivas abaixo e...
( ) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. ( ) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes asiática, latino-americana e europeia. ( ) A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais. ( ) A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Estadual de Educação e de homologação pelo Secretário Estadual da Educação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - V – F – V – F.
A legislação educacional brasileira prevê diretrizes específicas para o currículo da educação básica. Vamos analisar cada assertiva para justificar a resposta correta:
(V) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
Esta afirmação é verdadeira. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) estabelece que o ensino da arte será obrigatório na educação básica, promovendo o desenvolvimento cultural dos alunos.
(F) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes asiática, latino-americana e europeia.
Essa assertiva é falsa porque, apesar de a LDB determinar que o ensino da História do Brasil considere as diferentes culturas e etnias que compõem o país, ela enfatiza as culturas indígena e africana, e não especificamente as asiáticas ou latino-americanas.
(V) A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais.
Esta afirmação é verdadeira. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permitem e incentivam a utilização de temas transversais como meio de abordar questões sociais importantes por meio de projetos e pesquisas no contexto escolar.
(F) A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Estadual de Educação e de homologação pelo Secretário Estadual da Educação.
Essa assertiva é falsa. A construção e a alteração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são de responsabilidade da União, e não dependem da aprovação de órgãos estaduais. A BNCC é homologada pelo Ministério da Educação, após ser discutida e aprovada pelo Conselho Nacional de Educação.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender por que a alternativa D é a correta e como as legisla��ões e diretrizes educacionais do Brasil orientam o currículo da educação básica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre componentes curriculares conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve julgar cada assertiva como verdadeira ou falsa. Vejamos:
(V) Verdadeira.
"Art 26 (...) § 2º O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. "
(F) Falsa.
O erro foi ter colocado matriz asiática. Vejam o texto de lei:
"Art 26 (...) § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia."
(V) Verdadeira.
"Art 26 (...) § 7º A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais de que trata o caput"
(F) Falsa.
O erro foi ter dito que a homologação é feita pelo Secretário Estadual da Educação. Vejam o texto de lei:
"Art 26 (...) § 10. A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação."
Portanto, a sequência ficou assim: V,F,V,F.
Gabarito do monitor: D
Art. 26
§4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
§10. A inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na BNCC dependerá de aprovação do CNE e de homologação pelo Ministro de Estado da Educação.
Resposta D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo