A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", que ocorreu em março de 1964, deve ser entendida no contexto político-social da época. Trata-se de um movimento que, embora tenha se denominado em defesa da liberdade, tinha um caráter conservador. Seu principal objetivo era expressar o descontentamento de certas camadas sociais, especialmente da classe média urbana, com as políticas implementadas durante o governo de João Goulart.
Essa manifestação não era representativa dos setores mais populares, mas sim de uma parcela da sociedade que temia as reformas de base propostas pelo presidente, as quais eram vistas como uma ameaça à estabilidade econômica e à propriedade privada. A Marcha, portanto, simbolizava uma oposição ao governo Goulart e, de certa forma, apoiava a ideia de uma intervenção militar que culminaria no Golpe de 1964.
Importante destacar que esta manifestação não estava alinhada com ideais progressistas como a defesa da pluralidade do culto ou o respeito às religiões de matrizes africanas e nem pregava em defesa da Teologia da Libertação. Além disso, ao contrário do que se poderia pensar, a Marcha não evidenciou o protagonismo da juventude universitária em apoio a João Goulart, mas sim o seu repúdio.
A alternativa correta, que resume adequadamente o caráter e os objetivos da Marcha, é a B, que afirma: O movimento de caráter conservador, demonstrava a insatisfação de setores da classe média urbana com as políticas de governo de João Goulart e apoiava o Golpe de 1964.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo