Tendo como referência o projeto de Le Corbusier mostrado na ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q699493 Arquitetura

Imagem associada para resolução da questão

Tendo como referência o projeto de Le Corbusier mostrado na figura apresentada e os vários aspectos relacionados ao trabalho desse arquiteto, julgue o item a seguir.

Na Ville Savoye, são contemplados os cinco pontos da arquitetura moderna propostos por Le Corbusier. Um desses pontos refere-se à orientação das aberturas das janelas em relação à entrada dos raios solares, detalhe que rendeu à casa o apelido de As horas claras.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os cinco pontos da arquitetura moderna são:

1. Planta livre da estrutura;

2. Fachada livre 

3.Construção sobre pilotis;

4.Terraço jardim

5. Janela em fita

Foi apelidada de Le Heures Claires (em português, As Horas Claras), mas os cinco pontos não tratam da orientação das aberturas.

Na Ville Savoye, são contemplados os cinco pontos da arquitetura moderna propostos por Le Corbusier. Um desses pontos refere-se à orientação das aberturas das janelas em relação à entrada dos raios solares, detalhe que rendeu à casa o apelido de As horas claras. Resposta: Errado.

 

Comentário: os cinco pontos da arquitetura moderna são: Planta livre da estrutura, Fachada livre, Construção sobre pilotis, Terraço jardim e Janela em fita. Nada fala acerca da orientação das aberturas.

Os “cinco pontos da nova arquitetura”, segundo Le Corbusier são:

1. Pilotis, liberando o edifício do solo e tornando público o uso deste espaço antes ocupado, permitindo inclusive a circulação de automóveis;

2. Terraço jardim, transformando as coberturas em terraços habitáveis, em contraposição aos telhados inclinados das construções tradicionais;

3. Planta livre, resultado direto da independência entre estruturas e vedações, possibilitando maior diversidade dos espaços internos, bem como mais flexibilidade na sua articulação;

4. Fachada livre, também permitida pela separação entre estrutura e vedação, possibilitando a máxima abertura das paredes externas em vidro, em contraposição às maciças alvenarias que outrora recebiam todos os esforços estruturais dos edifícios; e

5. A janela em fita, ou fenêtre en longueur, também consequência da independência entre estrutura e vedações, se trata de aberturas longilíneas que cortam toda a extensão do edifício, permitindo iluminação mais uniforme e vistas panorâmicas do exterior.

Não há um ponto específico que fala sobre "orientação das aberturas das janelas em relação à entrada dos raios solares".

ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo