O documento intitulado: “Subsídios para atuação de Assistent...
O documento intitulado: “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, elaborado pelo conjunto CFESS-CRESS, tem como objetivo contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e de luta por uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que, enquanto um efetivo direito social, potencialize formas de sociabilidade humanizadoras. Diante disso, analise a concepção de educação que deve orientar a atuação de assistentes sociais na Política de Educação:
I - A função social da educação é marcada pelas contradições, pelos projetos e pelas lutas societárias e não se esgota nas instituições educacionais.
II - Uma das funções principais da educação formal nas nossas sociedades é produzir tanta conformidade ou “consenso” quanto for capaz, a partir de dentro e por meio dos seus próprios limites institucionalizados e legalmente sancionados.
III - Uma educação de caráter emancipador, ao mesmo tempo em que não prescinde da educação escolarizada, não se limita de forma alguma à mesma.
IV - A política educacional se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de pensar e agir.
V - Compreender o alcance das estratégias educacionais empreendidas sob a hegemonia do capital financeiro e reorientar a direção política de sua atuação é um desafio que a profissão tem condições teóricas e políticas de forjar.
Estão CORRETAS as afirmações: