Uma criança de 8 anos de idade, portadora de síndrome de Dow...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685066 Medicina
Uma criança de 8 anos de idade, portadora de síndrome de Down, ao ser atendida em consulta de seguimento, apresentou as seguintes mensurações: peso = 34 kg (percentil 90-95); altura = 1,18 cm (percentil 25); e IMC = 25 (percentil 95). Ao exame, encontra-se em BEG, corada, hidratada, FC = 80 bpm, FR = 30 irpm e SatO2 = 97% em AA. Quanto ao aparelho cardiovascular, verifica-se RCR, 2T, sem sopros, constatando-se também precórdio calmo, pulmonar e abdome sem alterações.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A comunicação aos pais, na maternidade, não deve ser realizada, mesmo quando sinais e sintomas são característicos. O esclarecimento deve ser feito em serviço especializado.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. O texto apresentado trata de uma criança portadora de síndrome de Down, com mensurações e exames dentro dos limites esperados, o que indica que o seu desenvolvimento está ocorrendo adequadamente. Entretanto, a afirmação sugere que não seria necessário realizar a comunicação aos pais na maternidade, o que é uma orientação equivocada. É importante que, ao identificar sinais e sintomas que possam indicar alguma condição, como a síndrome de Down, os profissionais de saúde comuniquem os pais o mais cedo possível para que possam receber o suporte e acompanhamento necessários desde o início. Além disso, é fundamental que a comunicação seja feita de forma empática e respeitosa, oferecendo informações claras e precisas sobre a situação e direcionando para serviços especializados que possam oferecer suporte e orientação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo