Uma criança de 11 anos de idade foi encaminhada à unidade de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685068 Medicina
Uma criança de 11 anos de idade foi encaminhada à unidade de pronto atendimento no bairro onde mora, em virtude de uma crise de asma. Utiliza formoterol/budesonid diariamente, porém tem crises que a levam à emergência pelo menos quatro vezes ao ano. Há 20 dias, esteve no mesmo pronto atendimento com sintomas de exacerbação da asma e recebeu inalações com fenoterol, apresentando melhora parcial. Manteve tosse noturna produtiva e alguma dificuldade para realizar exercícios físicos e frequentar a escola. Na última noite, evoluiu com piora da dispneia, precisando despertar para fazer inalação durante a madrugada.
Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Uma boa opção é manter o medicamento beta2-agonista de longa duração e suspender o uso associado do corticoide inalatório.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação apresentada no item está incorreta. Em casos de asma, o uso do corticoide inalatório é fundamental para o controle da doença a longo prazo, reduzindo a inflamação e prevenindo sintomas e crises. O medicamento beta2-agonista de longa duração, como o formoterol, é utilizado como broncodilatador de resgate em casos de exacerbações ou crises de asma, mas não deve ser utilizado como tratamento de manutenção. Portanto, suspender o uso associado do corticoide inalatório pode agravar a condição do paciente e aumentar o risco de novas crises. É importante ressaltar que o tratamento da asma deve ser individualizado e acompanhado por um médico especialista.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo