Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fal...
( ) Classificações podem produzir exclusão e para ensinar é preciso incluir.
( ) Um profissional ético sabe que ao avaliar o outro, avalia a si mesmo também.
( ) No cotidiano escolar, avaliando e sendo avaliados, os profissionais aprendem duas lições contraditórias: é necessário classificar para ensinar e classificar é imprescindível para ensinar melhor e aprender mais.
( ) Em uma perspectiva mediadora, a avaliação qualitativa privilegia os instrumentos que enaltecem o quantitativo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - V • V • F • F
Vamos entender o tema da questão e como ela aborda o assunto:
O tema central da questão é processos avaliativos mediadores. Avaliação mediadora é um conceito que se opõe à avaliação classificatória. Enquanto esta última foca em medir e classificar os alunos, a primeira busca promover a inclusão e o desenvolvimento integral do estudante. Para resolver essa questão, é necessário conhecer os princípios da avaliação mediadora e entender a diferença entre avaliação qualitativa e quantitativa.
Agora, vamos justificar a escolha da alternativa correta, bem como explicar as alternativas incorretas:
Primeira afirmação: "Classificações podem produzir exclusão e para ensinar é preciso incluir." - Verdadeira
Esta afirmação é verdadeira porque a avaliação mediadora defende que a classificação pode levar à exclusão dos alunos menos favorecidos. O objetivo é incluir todos os alunos no processo de aprendizagem.
Segunda afirmação: "Um profissional ético sabe que ao avaliar o outro, avalia a si mesmo também." - Verdadeira
Essa afirmativa está correta, pois um professor comprometido com a ética reconhece que o processo de avaliação envolve uma reflexão sobre sua própria prática pedagógica.
Terceira afirmação: "No cotidiano escolar, avaliando e sendo avaliados, os profissionais aprendem duas lições contraditórias: é necessário classificar para ensinar e classificar é imprescindível para ensinar melhor e aprender mais." - Falsa
Esta afirmativa é falsa. Na perspectiva da avaliação mediadora, classificar não é necessário para ensinar melhor ou para aprender mais. Pelo contrário, a classificação rígida pode ser um obstáculo ao desenvolvimento integral do estudante.
Quarta afirmação: "Em uma perspectiva mediadora, a avaliação qualitativa privilegia os instrumentos que enaltecem o quantitativo." - Falsa
Esta afirmação está incorreta. A avaliação mediadora foca na qualidade do aprendizado e no desenvolvimento do aluno de forma integral, não priorizando os aspectos quantitativos. A ênfase está no processo de aprendizagem e no progresso individual.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo