Uma criança de 11 anos de idade foi encaminhada à unidade de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685072 Medicina
Uma criança de 11 anos de idade foi encaminhada à unidade de pronto atendimento no bairro onde mora, em virtude de uma crise de asma. Utiliza formoterol/budesonid diariamente, porém tem crises que a levam à emergência pelo menos quatro vezes ao ano. Há 20 dias, esteve no mesmo pronto atendimento com sintomas de exacerbação da asma e recebeu inalações com fenoterol, apresentando melhora parcial. Manteve tosse noturna produtiva e alguma dificuldade para realizar exercícios físicos e frequentar a escola. Na última noite, evoluiu com piora da dispneia, precisando despertar para fazer inalação durante a madrugada.
Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
É necessário pedir o cartão de vacina da criança, pois, se ela não foi vacinada para Haemophilus influenza tipo b (Hib), deve-se fazer todo o esquema de três doses.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está incorreta. O enunciado não apresenta informações relacionadas à vacinação para Haemophilus influenzae tipo b (Hib), portanto não é necessário pedir o cartão de vacina da criança. A situação descrita trata de um quadro de asma, que está sendo tratado com formoterol/budesonida e precisa de acompanhamento médico. É importante que o paciente seja orientado quanto ao uso correto da medicação e que seja encaminhado para o tratamento adequado, caso necessário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo