As hérnias diretas, ao exame físico, deslocam o dedo do exa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 004 |
Q1685569 Medicina
Um paciente de 45 anos de idade, pedreiro, tabagista, procura atendimento em pronto-socorro em razão de dor e abaulamento em região inguinal direita há cerca de três meses, com piora nas últimas 24 horas. Nega histórico de comorbidades. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, normocorado, com sinais vitais estáveis, tais como FC = 70 bpm, FR = 16 irpm e SatO2 = 99%. Apresenta abdome flácido, indolor e sem sinais de peritonismo. Na região inguinal direita, nota-se abaulamento, que desloca o dedo de lateral para medial, redutível.


Com relação a esse caso clínico, a hérnias inguinais e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
As hérnias diretas, ao exame físico, deslocam o dedo do examinador de lateral para medial, já que sua origem é a persistência do conduto peritoniovaginal.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A informação contida na questão é incorreta. Na realidade, as hérnias inguinais diretas decorrem da fraqueza da parede abdominal posterior, especificamente na região medial, considerada o ponto fraco de Hesselbach. Elas não estão relacionadas com a persistência do conduto peritoniovaginal, que é a causa das hérnias inguinais indiretas. As hérnias inguinais indiretas, e não diretas, são as que deslocam o dedo do examinador de lateral para medial no exame físico, pois elas surgem lateralmente ao vaso epigástrico inferior e deslocam-se para o canal inguinal, emergindo no anel inguinal externo. Portanto, a informação contida na questão é errônea, pois confunde as características das hérnias inguinais diretas e indiretas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo