“Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FGV Órgão: DPE-RJ Prova: FGV - 2019 - DPE-RJ - Técnico Superior Jurídico |
Q983988 Direito Constitucional

“Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de uma propriedade, ou tornado fora da lei, ou exilado, ou de maneira alguma destruído, nem agiremos contra ele ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra.”

Essa é a cláusula 39 da Magna Carta que foi aprovada na Inglaterra em 1215 para impedir o exercício do poder absoluto do monarca. O direito consagrado na Constituição da República de 1988, que é a expressão daquilo que está afirmado nessa cláusula, é o:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Magna Carta Libertatum é um dos primeiros documentos da História a estabelecer alguns limites ao exercício do poder soberano. Considerando as informações do enunciado, pode-se entender que nenhum homem será preso ou privado de seus bens sem o devido processo legal, de acordo com a legislação vigente no local e devendo ser assegurado a ele um julgamento justo. Considerando as alternativas, o enunciado é compatível com a letra D, que trata do direito ao devido processo legal. 

Gabarito: a resposta é a letra D. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

...a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra...

 

O trecho nos remete à alternativa "d"

GABARITO: D

A Constituição brasileira de 1988 traz a garantia exarada no seu Artigo 5º, que trata das garantias e direito individuais. Seu inciso LIV expressa a essência do due process, e o inciso LV surge como seu corolário (ou desdobramento):

"Art. 5º - (...)

LIV – ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.

LV – aos litigantes em processo judicial e administrativo, e aos acusados em geral, serão assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios de recurso a ela inerentes."

O Supremo Tribunal Federal decidiu em alguns recursos extraordinários que o devido processo legal também se aplica às relações privadas, especificamente para garantir a ampla defesa em procedimentos de exclusão de associados dos quadros de entidades privadas.

D

DEVIDO PROCESSO LEGAL (DUE PROCESS OF LAW)

Art. 5º , LIV da CRFB/88:

ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

GABARITO D

 

A resposta já se encontra no enunciado da questão, que diz: "...a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra".

 

* Devido processo legal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo