A respeito da respiração frenolabial, é correto afirmar que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279270 Fisioterapia
A respeito da respiração frenolabial, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos analisar a questão sobre respiração frenolabial.

A alternativa correta é a E, que afirma que a respiração frenolabial aumenta os níveis de oxigênio arterial e saturação arterial de oxigênio.

Respiração frenolabial é uma técnica respiratória que envolve inspirar profundamente pelo nariz e expirar pelos lábios semicerrados. Isso cria uma resistência na expiração, o que gera uma pressão positiva nas vias aéreas, ajudando a mantê-las abertas.

Justificativa da alternativa correta:

E - Aumenta os níveis de oxigênio arterial e saturação arterial de oxigênio: Ao expirar com os lábios semicerrados, a pressão positiva nas vias aéreas melhora a ventilação alveolar e, consequentemente, a troca gasosa. Isso resulta em um aumento dos níveis de oxigênio arterial e na saturação arterial de oxigênio.

Análise das alternativas incorretas:

A - É contraindicada na asma: A respiração frenolabial não é contraindicada na asma. Na verdade, ela pode ser benéfica para pacientes asmáticos, pois ajuda a manter as vias aéreas abertas durante a expiração, facilitando a saída do ar e diminuindo a sensação de dispneia.

B - Aumenta o recrutamento do músculo diafragma: Embora a respiração frenolabial possa facilitar uma respiração mais controlada e profunda, seu principal objetivo não é aumentar o recrutamento do músculo diafragma.

C - Aumenta a velocidade do fluxo expiratório: A respiração frenolabial não aumenta a velocidade do fluxo expiratório. Pelo contrário, ela desacelera a expiração para criar uma pressão positiva nas vias aéreas.

D - Seu principal efeito é a higiene brônquica: A principal função da respiração frenolabial não é a higiene brônquica. Embora possa auxiliar indiretamente na mobilização de secreções, seu efeito principal está relacionado à melhora da troca gasosa e ventilação alveolar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A RFL é uma técnica frequentemente utilizada pelos pacientes com DPOC e consiste na inspiração nasal seguida de expiração resistida pela constrição dos 24lábios. A técnica foi defendida em 1910 por Saenger como uma forma de exercício físico, observada primeiramente por Laennec em 1830 em pacientes com DPOC (FREGONEZI et al, 2004). Embora esta técnica tenha sido descrita e recomendada em meados dos anos 1950 e início da década de 1960, os primeiros estudos concebidos para estabelecer os benefícios e os efeitos fisiológicos da RFL não foram publicados até meados dos anos 1960 (BARACH, 1973). Os pacientes com DPOC podem ser ensinados a realizar a RFL e sua eficácia pode ser avaliada através da sintomatologia apresentada e por medidas das variações da pressão parcial de oxigênio através da saturação periférica de oxigênio (SpO2). As mudanças na ventilação minuto e as trocas gasosas não estão significativamente relacionadas com o relato subjetivo de melhora da sensação de dispnéia, entretanto, quando efetiva, os pacientes geralmente adotam esta técnica espontaneamente em repouso, durante o exercício, ou durante a recuperação do exercício (GOSSELINK, 2003, TROOSTERS, 2005). Vários estudos tem demonstrado que a técnica desencadeia alterações como aumento dos níveis de oxigênio arteriais (PaO2) e SpO2, diminuição da taxa do dióxido de carbono (CO2), diminuição da frequência respiratória (f) (FAAGER, STAHLE, LARSEN, 2008, JONES, DEAN, CHOW, 2003, RAMOS et al, 2009), aumento do volume corrente (VC), melhora na tolerância ao exercício, na capacidade inspiratória e na sensação de dispnéia (BIANCHI et al, 2004, NIELD et al, 2007, SPAHIJA, MARCHIE, GRASSINO, 2005). Foi verificada ainda uma facilitação no recrutamento dos músculos abdominais durante a expiração e uma melhora nas trocas gasosas pulmonares. Além disso, a técnica mostrou efeitos benéficos sobre o padrão respiratório, com menor trabalho do diafragma e redução da razão entre o tempo inspiratório e duração total do ciclo respiratório (Ti / Ttot) (BRESLIN, 1992).

aumenta os níveis de oxigênio arterial e saturação arterial de oxigênio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo