A acalasia é fator de risco apenas para o carcinoma escamos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 004 |
Q1685588 Medicina
Uma paciente de 38 anos de idade queixa-se de regurgitação, tosse noturna, perda de peso e dor no peito. Durante a investigação, é excluída doença cardiológica; entretanto, no exame de raios X de tórax contrastado, evidencia-se esôfago dilatado e afilado em sua porção distal. Continuando a investigação, foi solicitada uma manometria esofágica, que revelou relaxamento completo do esfíncter esofágico inferior e aperistaltismo completo do corpo do esôfago, confirmando a suspeita de acalasia.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, acerca da acalasia, julgue os itens a seguir. 
A acalasia é fator de risco apenas para o carcinoma escamoso de esôfago.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - Errado

Tema central da questão: A questão aborda a acalasia, um distúrbio do esôfago que afeta o movimento do alimento para o estômago. Para resolver a questão, é necessário compreender as características clínicas da acalasia e seus potenciais riscos, incluindo sua relação com tipos de câncer de esôfago.

A acalasia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade em passar alimentos para o estômago devido a um problema no relaxamento do esfíncter esofágico inferior e pela perda de peristaltismo no corpo do esôfago. Os sintomas apresentados pela paciente, como regurgitação, tosse noturna, perda de peso e dor no peito, são clássicos dessa condição.

Justificativa da alternativa correta:

A afirmação de que "a acalasia é fator de risco apenas para o carcinoma escamoso de esôfago" está errada porque a acalasia é fator de risco tanto para o carcinoma escamoso quanto para o adenocarcinoma de esôfago. Embora a relação com o carcinoma escamoso seja mais reconhecida, a associação com o adenocarcinoma também é documentada, sendo importante considerar ambos os tipos de câncer como potenciais riscos.

Portanto, a alternativa está errada porque não considera o risco aumentado para outros tipos de câncer além do carcinoma escamoso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação "A acalasia é fator de risco apenas para o carcinoma escamoso de esôfago" está errada. A acalasia é uma desordem da motilidade esofágica caracterizada pela ausência de relaxamento do esfíncter esofágico inferior e perda do peristaltismo esofágico, como apontado no caso clínico. Essa condição aumenta o risco de desenvolvimento de neoplasias esofágicas, tanto de células escamosas quanto adenocarcinoma. Portanto, não é correto afirmar que a acalasia é fator de risco apenas para o carcinoma de células escamosas. A acalasia apresenta-se como um fator de risco para ambos os tipos de carcinoma esofágico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo