A principal modalidade de tratamento para os GIST primários...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda o tumor de células estromais gastrointestinais (GIST), um tipo de tumor raro que geralmente ocorre no trato gastrointestinal, principalmente no estômago. O foco está nas características do tratamento desses tumores, particularmente em relação à necessidade de ressecção cirúrgica e à abordagem dos linfonodos.
Para resolver esta questão, é necessário compreender que o tratamento padrão para GISTs primários envolve a remoção completa do tumor através de cirurgia. Além disso, é importante saber que esses tumores raramente apresentam metástases nos linfonodos, o que significa que a remoção dos mesmos (linfadenectomia) não é geralmente necessária, salvo em casos específicos de comprometimento.
Alternativa Correta: C - certo
A alternativa está correta porque ela descreve de maneira precisa a prática padrão no tratamento de GISTs. A ressecção cirúrgica completa é de fato a principal modalidade de tratamento para esses tumores, como mencionado. Além disso, a natureza dos GISTs faz com que as metástases linfonodais sejam uma ocorrência rara. Portanto, a linfadenectomia não é uma prática comum, a menos que haja evidências de comprometimento dos linfonodos locorregionais.
Análise das Alternativas:
- Alternativa C: Está correta por afirmar que a principal modalidade de tratamento é a ressecção cirúrgica completa e que raramente há metástases linfonodais, o que elimina a necessidade de linfadenectomia em casos não comprometidos.
- Alternativa E: Esta alternativa está incorreta. Embora não apresentada explicitamente, qualquer afirmação contrária ao que foi descrito na alternativa C estaria errada, pois não refletiria as práticas clínicas padrão no manejo de GISTs.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo