As infrações disciplinares praticadas por psicólogas(os) cla...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115457 Psicologia
As infrações disciplinares praticadas por psicólogas(os) classificam-se em ________, ________ e ________ e serão apuradas e processadas por meio dos respectivos processos investigativos e disciplinares, na forma prevista no Código de Processamento Disciplinar .
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A. Vamos entender melhor o porquê e também analisar as alternativas incorretas.

O tema da questão é sobre a classificação das infrações disciplinares cometidas por psicólogos, conforme previsto no Código de Processamento Disciplinar do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Essas infrações são classificadas em três tipos: ordinárias, funcionais e éticas.

Justificativa da alternativa correta:

  • Ordinárias: São infrações que dizem respeito ao cumprimento das normas e regulamentos gerais que regem a profissão de psicólogo.
  • Funcionais: Relacionam-se ao desempenho das funções específicas do psicólogo no exercício da sua profissão.
  • Éticas: Estão ligadas ao respeito aos princípios e normas éticas que regem a atuação profissional do psicólogo.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B: Esta alternativa sugere infrações "ordinárias – trabalhistas – radicais". No entanto, "trabalhistas" e "radicais" não são classificações previstas pelo Código de Processamento Disciplinar.

Alternativa C: Esta opção menciona "éticas – funcionais – graves". Embora "éticas" e "funcionais" sejam classificações corretas, "graves" não é uma das classificações apresentadas no contexto das infrações disciplinares.

Alternativa D: Apresenta "trabalhistas – funcionais – graves". Mais uma vez, "trabalhistas" e "graves" não são classificações adequadas conforme o Código de Processamento Disciplinar.

Alternativa E: Esta sugestão traz "trabalhistas – éticas – radicais". Apesar de "éticas" estar correta, "trabalhistas" e "radicais" não são termos utilizados para classificar infrações disciplinares no código mencionado.

É fundamental que os candidatos estejam bem familiarizados com a legislação e as normas que regulam a profissão de psicólogo, já que esse conhecimento é essencial para a prática ética e regular da profissão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Art. 1º, § 1º da Resolução 11/2019 do Conselho Federal de Psicologia estabelece que as infrações disciplinares praticadas por psicólogas(os) classificam-se em ordinárias, funcionais e éticas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo