Tendo como referência o Decreto nº 5.626/2005, marque com V...
Tendo como referência o Decreto nº 5.626/2005, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
( ) A Libras constituir-se-á em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional
( ) A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue.
( ) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - V – V – V – V.
Para resolver essa questão, é necessário conhecer o Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Este decreto estabelece diretrizes para a inclusão da Libras como disciplina nos currículos dos cursos de formação de professores e fonoaudiólogos e determina a natureza das formações em nível superior relacionadas ao ensino de Libras.
A primeira afirmação é verdadeira porque o decreto especifica que a Libras deve ser incluída como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, tanto em nível médio quanto superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, independente de serem instituições de ensino públicas ou privadas.
A segunda afirmação também é verdadeira, visto que o decreto estabelece que a Libras pode ser ofertada como uma disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e também na educação profissional, não sendo, portanto, obrigatória nesses casos.
Quanto à terceira afirmação, ela é verdadeira porque o decreto determina que a formação de docentes para ensinar Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada por meio de cursos de Pedagogia ou curso normal superior, com a Libras e a Língua Portuguesa escrita sendo utilizadas como línguas de instrução, promovendo assim uma formação bilíngue.
Por fim, a quarta afirmação é verdadeira pois o decreto define que a formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ocorrer em nível superior, especificamente em cursos de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
O conhecimento detalhado do texto do Decreto nº 5.626/2005 é essencial para justificar a escolha da alternativa A como correta, pois cada afirmação corresponde a exigências estabelecidas pelo decreto para a formação de profissionais capacitados no ensino de Libras em diferentes níveis educacionais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
V – V – V – V.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo