Com base nas disposições constitucionais a respeito da admin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039139 Direito Administrativo

Com base nas disposições constitucionais a respeito da administração pública e dos servidores públicos, julgue o item que se segue.


A proibição de acumular, de forma remunerada, cargos, funções ou empregos públicos abrange empresas públicas e sociedades de economia mista, mas não suas subsidiárias. 




Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata da vedação à acumulação de cargos, empregos e funções públicas. Em regra, essa acumulação é vedada, ressalvados apenas os casos em que a acumulação é permitida por força de expressa disposição constitucional.

Nesse sentido, determina o artigo 37, XVI, da Constituição que:
Art. 37 (...)

XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:         

a) a de dois cargos de professor;

b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

c) a de dois cargos privativos de médico;

c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
Essa acumulação se estende às autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, na forma do inciso XVII do artigo 37 da Constituição Federal que dispõe o seguinte:

Art. 37 (...)

XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.
Vemos, então, que é incorreta a afirmativa da questão.

Gabarito do professor: errado. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Artigo 37, XVII, CF - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

GABARITO: ERRADO

Artigo 37, XVII, CF - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

  • veja como esse inciso já caiu em prova:

(MPGO-2019): Sobre os servidores de entes governamentais de direito privado, assinale a opção correta: Salvo nas hipóteses expressamente permitidas pela CF/1988, esses servidores se submetem ao chamado regime de não acumulação de cargos e empregos.

(TRT/Unificado-2017-FCC): Em relação à Administração pública, em sua conformação constitucional atual, é correto afirmar que a vedação de acumulação de cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder Público.

(MPF-2013): A proibição concernente à acumulação de cargos públicos estende-se a empregos e funções, abrangendo, também, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, diretamente ou indiretamente, pelo Poder Público.

(TRT 2022)- A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios, suas subsidiárias;

GABARITO: ERRADO

ACRESCENTANDO:

Art. 37, XVI, CF. É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

a) a de dois cargos de professor;

b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. 

Art. 37XVII, CF. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

Ano: 

Banca: 

Prova: 

Em relação aos servidores públicos, assinale a alternativa correta.

A

A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

B

É constitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária.

C

A concessão de pensão vitalícia à viúva de prefeito, falecido no exercício do mandato, é compatível com a Constituição Federal.

D

A natureza do ato de demissão de empregado público é constitucional-trabalhista e não administrativa, o que atrai a competência da Justiça do Trabalho para julgar a questão.

E

A acumulação lícita de cargos públicos de profissionais da área de saúde se sujeita ao limite de 60 horas semanais.

Alternativa: A

Alternativa A: Correta

  • Art. 5º, XVII, CF - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;

Alternativa B - Incorreta

  • Info 1040, STF: É inconstitucional a vinculação de reajuste de vencimentos de servidores públicos estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária

Alternativa C - Incorreta, NÃO é compatível com a CF.

  • Info 1027, STF: É inconstitucional a concessão de pensão vitalícia à viúva, à companheira e a dependentes de prefeito, vice-prefeito e vereador, falecidos no exercício do mandato.

Alternativa D - Incorreta, a competência é da justiça comum

  • A natureza do ato de demissão de empregado público é constitucional-administrativa e não trabalhista, o que atrai a competência da Justiça comum para julgar a questão (STF, RE 655.283)

Alternativa E - Incorreta, há a possibilidade que se ultrapasse 60h.

  • Info 937, STF - É possível a acumulação de cargos mesmo que a jornada semanal ultrapasse 60h

Rafaela Gomes Terenzi Muniz

Até que a nomeação venha!

ERRADO, abrange SIM as subsidiárias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo