A organização do trabalho, a interação com as redes de gestã...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Vamos analisar o conceito de educação permanente, um princípio inspirado nas ideias de Paulo Freire que se refere a uma abordagem de aprendizagem contínua, ao longo de toda a vida, em diversos contextos, não se limitando apenas às instituições de ensino formal. A educação permanente pressupõe que o aprendizado acontece a todo momento, em todas as experiências humanas, seja no nível individual ou coletivo.
Quando aplicamos o conceito de educação permanente ao setor da saúde, por exemplo, ele inclui a formação contínua dos profissionais de saúde, mas não se restringe apenas a isso. Abrange também a organização do trabalho, a interação com as redes de gestão de serviços de saúde e a participação no controle social do setor. Isso significa que a educação permanente está conectada ao desenvolvimento de competências que permitem a interação e a gestão em diferentes níveis do sistema de saúde, considerando tanto aspectos técnicos como políticos e sociais.
A afirmação de que esses elementos estão excluídos do conceito de educação permanente é um equívoco, pois eles são, na verdade, parte integrante desse conceito. Portanto, a alternativa E é a correta, pois nega essa exclusão, reforçando que a educação permanente é um processo abrangente, que engloba um espectro muito mais amplo do que a simples transmissão de conhecimentos técnicos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A "educação permanente" seria o mesmo que a "educação integral"?
https://www.saude.gov.br/trabalho-educacao-e-qualificacao/gestao-da-educacao/qualificacao-profissional/40695-politica-nacional-de-educacao-permanente-pneps
Almeida (1997) conceitua a educação permanente como uma atividade institucionalizada possuindo como principais objetivos: promoção de mudança institucional, fortalecimento das ações da equipe e transformações de práticas técnicas e sociais; tendo como pressuposto para realização uma pedagogia centrada na resolutividade de problemas e sendo realizada dentro do ambiente de trabalho, promovendo com isso a apropriação do saber científico e constituindo-se em responsabilidade da instituição de saúde a qual o profissional presta seus serviços.
Site: portal da educação
GABARITO: ERRADO
"Esta abordagem contribui para a ampliação do conceito de Educação Permanente, orientada para enriquecer a essência humana e suas subjetividades, em qualquer etapa da existência de todos os seres humanos e não somente de trabalhadores. Esta parece ser a ótica atual do Ministério da Saúde, pois a escolha da terminologia Educação Permanente é dada como justificativa para integrar as múltiplas abordagens pretendidas. Neste sentido abrigaria, além da educação em serviço, a compreensão no âmbito da formação técnica, de graduação e de pós-graduação; da organização do trabalho; da interação com as redes de gestão e de serviços de saúde; e do controle social no setor."
Fonte: http://www1.saude.rs.gov.br/dados/1311947098405educa%E7%E3o%20continuada%20e%20permanente.pdf
A Educação Permanente em Saúde (EPS) traz como marco conceitual uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos. Os atores do cotidiano são os principais detentores da tomada de decisão sobre acolher, respeitar, ouvir, cuidar e responder com elevada qualidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo